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Preparando suspensão dianteira sem gastar dinheiro


Autor: Gean Resende em 02 / 08 /2012


Prepare sua suspensão dianteira, sem gastar dinheiro


Clique para ampliar Primeira coisa a fazer

Voce tera que encontrar uma mola de CABEÇOTE DE FUSCA, que voce encontra em qualquer oficina de retifica de carro... PROVAVELMENTE, eles nao te cobraram pela peça..
Clique para ampliar Segunda etapa

Voce vai DESPARAFUSAR o parafuso, que tem em cima da suspensao de sua crf ou ate XR200 mesmo..
Terceira Etapa

Logo apos desparafusar, vc coloca a mola, em cima da mola ja existente da crf.. assim que voce colocar a mola, voce parafusa de novo, e ta pronto!

Sem ter que esgotar oleo nem nada, e você nao gastou 1 centavo, ao invés de comprar válvulas caríssimas sem necessidade.
Clique para ampliar FOTO DA MOTO PRONTA

Parece ser igual original, porem a suspensao fica bem mais dura, fica bem melhor pra saltar, ou andar mesmo na trilha!







. 101 comentários:
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

não seria a suspensao traseira??

IgorVinicius
, em 06 / 08 /2012, 12:25:38


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

parasse ser uma boa isso ai...

leandrojacques
, em 06 / 08 /2012, 12:35:30


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

será?

Thalango
, em 06 / 08 /2012, 13:38:23


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

o fato da suspensão nao significa nada em melhoras a nao ser por por nao bater no fundo e quanto ao retorno?

rafacadore
, em 06 / 08 /2012, 18:05:45


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

funciona muito bem na suspençao DIANTEIRA..

Gean Resende
, em 07 / 08 /2012, 09:03:15


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

a suspenção fica mais dura, e nao fica batendo toda hora... fica otima pra saltos e trilhas irregulares!

Gean Resende
, em 07 / 08 /2012, 09:03:58


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Manooo muito show... vo fazer isso na minha... *-----*

Diego#13
, em 07 / 08 /2012, 09:31:34


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Legal, vou fazer essa experiencia.

Bigulinha22
, em 08 / 08 /2012, 13:25:56


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

vale apena tentar

Gean Resende
, em 08 / 08 /2012, 19:54:59


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Alguém sugere algo pra deixar a suspensão mais macia? Peso 70kg e não vai dar fim de curso!

rochadenio
, em 09 / 08 /2012, 05:26:32


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

rochadenio, primeiro tem que ver se a suspa ainda esta original ou se já foi valvulada.
Se for original, poe um óleo menos viscoso.(original é 10w)
Mas o ideal é instalar valvulas emuladoras.(use óleo 5w)
A quantidade de óleo na bengala tbm faz mt diferença.
Tente por um pouco menos e teste.



Marquinhos14
, em 09 / 08 /2012, 09:12:11


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

boa ideia eu estava pensando em mandar fazer duas buchas de nylon mas essa ideia eh bem melhor ahhahah nem vo gastar nada

miguel151
, em 09 / 08 /2012, 21:06:33


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Fica boa...
Antes do post tinha feito na minha com molas da supensao da xlx

raphaell
, em 10 / 08 /2012, 14:58:02


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Acabei de colocar na minha moto. Deu um pouco de trabalho para fechar a tampa. Amanha vou testar e digo o que achei. Tenho 1,76 e estou pesando 92 kg.

Coelho
, em 14 / 08 /2012, 18:59:39


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Acabei de voltar da trilha. foi uma trilha na areia com muitas lombadas. A suspensão dianteira ficou perfeita com as molas do fusca. O problema agora ficou sendo a traseira que ficava dando final de curso. Tenho que melhorar a traseira agora.

Recomendo a todos colocar a mola! Não fica dura e ficou bem progressiva.

Coelho
, em 15 / 08 /2012, 15:18:55


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

te dou uma dica pra trazeira... da pressao na mola ate no talo... fica show!!

Obg por gostar da minha adaptação.. Abç!

Gean Resende
, em 15 / 08 /2012, 17:58:35


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Caro Gean.

A intenção é boa mas efetivamente vc só aumentou a compresão da mola.
Se temos maior compressão no sistema, precisamos maior compresão no retorno pois a suspensão trabalha com compresão ( força exercida de cima pra baixo ) e retorno ( força exercida de baixo pra cima )
O que ocorre nesse caso é que suspensão encontrara mais resistencia pra abaixar e terá muita força pra retornar impossibilitando que a roda dianteira copie bem os obstáculos.
O investimento em válvulas emuladoras, um fluido de suspensão de boa qualidade e uma regulagem personalizada levando em concideração peso do piloto mais o peso do equipamento e tambem atividade que se destina a moto, ( trilha, motocross ) terá um aproveitamento muito melhor da supensão.

dadoherbert
, em 17 / 08 /2012, 07:57:21


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

eu gostei da minha...

Gean Resende
, em 23 / 08 /2012, 21:28:51


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

intão a valvula serve pra controla a volta (não jogar de volta após comprimir a suspensão) e a mola serva pra ela não comprimir muito certo ? e se usar os dois como fica ? qual a opinião de vcs ? valeu galera

jr_begot
, em 24 / 08 /2012, 07:36:43


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

eu acho que se usar os dois a suspençao fica muito dura...

Gean Resende
, em 24 / 08 /2012, 08:42:31


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Olá jr_begot.

A válvula serve pra crontrolar a força que a suspensão faz de cima pra baixo.
Ela permite que vc regule a suspensão deixando mais dura ou mais macia.

O retorno e regulado pelo firunho que tem no cilindro interno da suspensão que é conhecido tmb como Flauta.

A CRF tem apenas um com o diametro de 1mm.

Geralmente a valvulação da suspensão pra trilha eu faço 2 furos de 2mm sendo que o que já existe lá eu só aumento a medida de 1mm pra 2mm e faço mais 1 de 2mm, sendo assim o retorno fica mais rápido e a roda dianteira copia melhor o terreno.

Pra pista depende basicamente do peso do piloto com equipamento pra acertar o retorno pois ela não pode retornar rápido se não ela pode perder o contato com o chão.

Essas informações são superficiais, existem mais procedimentos a serem feitos.
A próxima suspensão que eu for preparar, vou tirar fotos e posto aqui explicando.

dadoherbert
, em 25 / 08 /2012, 07:57:48


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

No Domingo passado fiz meu 1º enduro Fim e fiquei em 5º na minha categoria!

Estou usando a válvula e as molas. A suspenção ficou perfeita. Ela consegue ser firme, mas bem progressiva. Absorve bem os impactos e não joga de volta.

Esta super aprovado.

Coelho
, em 28 / 08 /2012, 22:27:11


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Obg Coelho.

Gean Resende
, em 29 / 08 /2012, 12:05:46


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

essas molas da certo colocar tambem nas bengala da tornado?

romulo torres
, em 31 / 08 /2012, 10:16:47


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

nao sei... tem que ver como as molas da tornado é... se for igual a mola de fusca da sim

Gean Resende
, em 31 / 08 /2012, 18:45:46


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

instalei estas molas e sem andar já notei uma grande diferença, no final de semana andarei e terei a minha conclusão .esta e uma grande ideia parabéns


ismaelp
, em 04 / 09 /2012, 08:44:39


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

muito obrigado Ismaelp

Gean Resende
, em 04 / 09 /2012, 12:17:21


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Não sei o que houve,mas tentei em 3 CRF e em nem uma dela a mola do fusca coube. Ela só entra a metade pois o interior da bengala vai afinando após a rosca.Queria que tivesse dado certo. Abraço.


ElvisAmaral
, em 07 / 10 /2012, 13:46:54


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

voce colocou a mola EM CIMA da mola ja existente ?

talvez a mola que voce arrumou nao é de fusca.. pq aqui um monte de gente ta fazendo

Gean Resende
, em 08 / 10 /2012, 12:41:52


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

coloquei a mola na minha moto! deu certinho, ainda nao testei pra ver se fikou boa.. assim q testar eu volto a comentar aqui.. a mola encaixa certinho.. aproveitei tbm pra trocar o olea da suspençao. coisa q eu achava q era dificil d fazer, acabou q foi tranquilo.. vlw pela dica galera!!

Renzo#101
, em 11 / 10 /2012, 12:00:55


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

hehehe.. assim que testar deixa comentario RENZO#101

Gean Resende
, em 12 / 10 /2012, 14:22:19


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A minha 230 usada
já veio com as molas do cabeçote de fusca
380ml óleo 90 Texaco... MUITO BOM.
Nunca cepou em trilhas.

Enio Biela
, em 13 / 10 /2012, 20:14:23


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Óleo 90w???

Marquinhos14
, em 13 / 10 /2012, 21:52:17


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Isso mesmo:
380ml óleo 90 Texaco e
2 molas de cabeçote de Fusca.
ATENÇÂO:
Comprei a moto usada e já veio assim.
Apenas abri, vi a mola e troquei o óleo.
Não sei se mexeram na flauta interna, etc.
Tem um retentor vazando, mas por enquanto vai ficando...
Está boa, não cepa.

Enio Biela
, em 14 / 10 /2012, 08:05:38


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Pensei até q era brincadeira.
E q óleo mt fiscoso detona os retentores.
A turma aqui prepara cm óleo 5w p quem tem valvulas e 10w p qm usa flautas.
E acerta a quantidade d óleo p cada piloto.
Na minha usava 380ml, agora na invertida só consigo usar 300ml.(normal seria 500ml)

Marquinhos14
, em 14 / 10 /2012, 08:37:23


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

MOLA DE CABEÇOTI DE FUSCA,SÓ PODE SER PIADA...VÃO ATRÁS DO ENIO QUE A MOTO DE VOCÊS VAI FICAR TÃO BOA QUANTO UMA CG PRA TRILHA...ÓLEO TEXACO DIABEISSO

mello
, em 16 / 10 /2012, 14:15:50


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Aí vendedor de válvulas de suspensão mágicas
que funciona apenas com o caríssimo Motul (óleo igual aos outros 5W, 10W, etc. lógico, pois é especificação):
Quem fez o TUTORIAL não fui eu, apenas usei
e confirmo que 2 MOLAS DE CABEÇOTE DE FUSCA
resolveu meu problema... tenho 90kg e 1,88m.
Sinto muito ir contra o seu COMÉRCIO GAMBITECH.

Enio Biela
, em 17 / 10 /2012, 08:42:10


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Mello:

se voce nao gostou da ideia.. entao fica na sua e nao faça na sua moto!!
eu e os amigos que colocaram e gostaram.. fazem oque quizer com a moto deles!

Gean Resende
, em 17 / 10 /2012, 12:23:16


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

gean me perdoa não quis ignorar sua idéia,mas o enio falar que colocar óleo 90 é demais imagino que grande m...fica este serviço todos sabemos que o funcionamento de uma suspenção depende demais de um bom óleo para que naõ tenha fadiga em grande sequencia de buracos,bolhas de ar,aquecimento demais,ai pega um coitado de um iniciante o cara acha que esse enio ta falando sério faz essa pataquada na moto e acaba com resto ai nunca vai saber o que é ter uma suspençao de verdade,eu não sei aonde ele anda mas na trilha ou enduro é que não é.

mello
, em 17 / 10 /2012, 16:30:26


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Logico que se você colocar um oleo melhor, etc vai ter resultados melhores.
Mais a ideia deste tutorial é melhorar a suspenção da CRF 230 sem gastar nada.
Se você tem uma CRF 230 com suspenção original pode colocar as duas molas do fusca que sua suspenção vai melhorar e MUITO. Se a sua suspenção ja é mechida (tem valvula emuladora) eu aconselho a não colocar pois ai com vai ter muita pre-carga na mola a suspençao fica dura.

Coelho
, em 18 / 10 /2012, 10:37:10


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Quanto as molas não entrarem: É porque as molas que vc pegou são usadas e ja estão um pouco deformadas. Tive este mesmo problema ai fui atras e consegui 2 mais novinhas e deu beleza.

Coelho
, em 18 / 10 /2012, 10:38:50


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Minha suspençao ficou exelente! Agora vou colocar um Oleo Motul 10w... pra melhorar mais ainda...

Gean Resende
, em 18 / 10 /2012, 12:29:34


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Por aqui a gente coloca um calço fixo, essa ideia das molas só vai melhorar o efeito ainda mais. Na minha crf eu já tinha colocado um calço pequeno(pois a mola não coube) e coloquei oleo Motul 15w e a suspa ficou ótima nas trilhas. Agora sobre colocar oleo 90w deve ser brincadeira né,olha só a diferença de 10w (original) pra 90w. Só se for na traseira,pois se não me engano usa oleo 80w.
Mais enfim,galera esqueça essa história de oleo 90w por que vai estourar com os braços e com as suspenções de vcs!

ElvisAmaral
, em 18 / 10 /2012, 19:04:44


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

o lindão coloca estas molas ai dai o retorno da suspensão como é que fica isso ai vai dar cada tombo na galera....kkkkkten de ver o retorno da suspa não endurecer ela...quer que eu te mostro oq vc deve fazer pra ter um suspensão pra qualquer trilha e pista..eu mando..

rafael.kluge
, em 18 / 10 /2012, 19:22:55


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

A galera usa atf?quem usa e tu mano,quem conhece um pouquinho so usa oleo sintetico.

mello
, em 18 / 10 /2012, 21:46:26


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Na suspensão comum da 230 usar óleo de tecnologia de suspensão invertida... sei e
tem que ser o caríssimo Motul.. sei e
não pode ser Mobil, Castrol,
ótimos óleos no peço justo.
Vá para o site CRF 250R vender seus produtos milagrosos.
Neste tópico aqui é mola de fusca e 380ml de ATF.
EXCELENTE PARA TRILHA.

Enio Biela
, em 18 / 10 /2012, 22:47:17


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Bom se pra voce 50 pila e carissimo,use seu oleo 90 e seja feliz.

mello
, em 18 / 10 /2012, 23:09:45


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É muito melhor colocar um óleo de 50 reais do que arriscar com um óleo fora da especificação e gastar 500 reais pra reparar o estrago! É só ler a aplicação dos outros óleos,pois a maioria é pra outra coisa e não pra suspensão. Óleo tem que ser FORK OIL e de preferencia MOTUL,o resto é rasgar dinheiro!!!

ElvisAmaral
, em 19 / 10 /2012, 13:06:12


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Com o tempo as molas ficam cansadas e isso cria uma folga na suspensão. Essas molas de fusca são uma ÓTIMA ideia pra quem não quer gastar com molas novas,válvulas e etc..
No caso de querer trocar o oleo é aconselhável usar um óleo feito própriamente pra suspensão (no caso da crf 230 é o Fork Oil 10w) 15w pra endurecer e 5w pra amaciar.
Com um oleo muito fino ou muito grosso a suspensão vai perder seu efeito de amortecer os impactos.O ideal é o 10w Fork Oil pois foi projetada pra esse óleo e não óleo de cambio ou qualquer outra coisa.

ElvisAmaral
, em 19 / 10 /2012, 13:21:45


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O barato e
aprovado ATF é 10W (conforme especificação do manual HONDA) e
sempre foi usado em suspensões comuns tipo CERIANNI.
A CRF 230Fun tem suspensão comum e
os comerciantes indicam óleo de suspensão especial 10W caríssimo para "milagres" nas suspensões comuns.
PUTZ, difícil aguentar teatro comercial.
Agora o 5W ou o 15W é melhor,
só não pode o tradicional ATF 10W.
Perguntem a um mecânico autônomo e
não a um mecânico de lojas que vendem produtos milagrosos"...

Enio Biela
, em 19 / 10 /2012, 22:42:08


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Qualquer fluido de suspençao pra nacional é bom.. como sobrou uma graninha este mes.. coloquei o MOTUL 15W... ainda nen muntei na mooto pra ver como ficou... que venha o fim de semana... BRAAAAAP!

Gean Resende
, em 22 / 10 /2012, 21:53:08


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ja ki vc naum vai gastar nada com as molas, naum custa nada vc investir num oleo melhorsinho, tipo o Motul 15w. neguim gasta aki 12,000.00 na moto, mas 1500 de equipamento, 300 de pnel, 500 pra dar um up-grade no cabeçote, 400 no escape... ke ki custa pagar 60 pra melhorar a susp. dianteira...? eu recomendo, usem Motul sim, compensa...!!!

kavalera142
, em 02 / 11 /2012, 13:58:56


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COMPENSA muito.. eu coloquei motul 15w.. FICOU SHOW.. e as molas ja tinha.. a ideia foi minha

Gean Resende
, em 03 / 11 /2012, 22:14:13


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vai ficar file pra saltar? ou e melhor valvula com emulador mesmo?

tiger
, em 07 / 11 /2012, 19:56:28


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valvula emuladora é melhor porque ela controla o retorno da suspenção.. porem é cara!!

com o dinheiro da valvula da pra fazer coisas mais enteressantes na moto..

Gean Resende
, em 08 / 11 /2012, 18:04:00


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Galera tenho uma dúvida, essa mola ela fica certinha em cima da outra, e fica fixa certinha? ou é só colocar como fala aí não terei problemas ? vlw parceiros.

Renald Filho
, em 23 / 11 /2012, 13:41:35


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é so colocar.. fica exata... sem problemas.. sem esgotar oleo.. susp vira outra!

Gean Resende
, em 27 / 11 /2012, 22:08:19


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GALERA... DESCOBRI PORQUE NAO DEU CERTO EM ALGUMAS MOTOS... PORQUE TEM 3 TIPOS DE CABEÇOTE DE FUSCA.. TEM QUE SER A MOLA MAIS FINA DELES.... ABRÇ

Gean Resende
, em 29 / 11 /2012, 17:58:27


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Ola galera, eu não sei se resolve alguma coisa, mais as minhas bengalas eu uso apenas 3 arruelas que cabem perfeitamente dentro da bengala e fica acima da mola, eu uso oleo 68 de maquinas agricolas, que é oleo proprio para trabalhar em alta temperatura, eu aconcelho usar
http://www.deere.com/pt_BR/ag/parts/oils_and_lubricants/hy_gard.html
ou algum similar, coloque 380ml em cada bengala e ja era.
Em meu caso isso apenas resolveu.

Darlan
, em 06 / 12 /2012, 13:23:55


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muito bom tbm

Gean Resende
, em 10 / 12 /2012, 18:28:27


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Eu fiz a alteração e percebi um pouco de melhora, foi pouco, mas fica melhor do que a original e é de graça.Pra mim valeu, tenho 80 kg.

cdp2x
, em 10 / 12 /2012, 18:45:01


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mas essa preparação é da suspenção dianteira ou traseira...

fabio morais
, em 03 / 01 /2013, 09:52:27


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mas essa preparação é da suspenção dianteira ou traseira...

fabio morais
, em 03 / 01 /2013, 09:52:45


. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Suspençao dianteira

Gean Resende
, em 03 / 01 /2013, 11:50:54


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Infelizmente não consegui colocar as molas. Ficou com muita pressão, então o parafuso superior não alcançou a rosca. Tem alguma dica?

pedrobeca
, em 15 / 01 /2013, 13:28:23


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eu coloquei na minha moto.. era 0km... realmente, tem que fazer MUITA força pra instalar.. mais dpos é so alegria!

Gean Resende
, em 18 / 01 /2013, 19:08:23


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para vc colocar a mola e nao fazer força nenhuma vc coloca a moto no cavalete deixando a roda no alto ai vc puxa a canela pra baixo que a mola original abaixa tbm ai vc coloca a nova mola do cabeçote do fusca coloca a tampa sem esforço nenhum depois ao apoiar o pneu no chao tudo volta ao normal


filabonome
, em 17 / 03 /2013, 21:27:30


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ficou bom demais, diferença muito grande, muito bom mesmo a adaptação, aproveitei e troquei o oleo da bengala, coloquei o da petrobras 380 ml em cada e coloquei as molas de fusaca, massa. qualquer coisa me ligue que eu tiro q duvida 81-85766939 barto

bartolomeu
, em 09 / 05 /2013, 11:39:01


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Ola amigos sou novo aqui , qual a diferença de colocar essa mola de cabeçote de fusca , melhora muito eu le as outras resposta mas estou em duvidas alguem pode mim ajudar explicando oq melhora na suspensao , eu faço trilha minha moto ta toda original.....

Darlan Montes
, em 31 / 05 /2013, 21:48:35


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darlan ela fica com mais pre carga na mola, ou seja fica mais dura, firme, em velocidade eh melhor

miguel151
, em 31 / 05 /2013, 22:46:32


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e pra trilha oq vc aconselha coloco ou nao coloca a mola...

Darlan Montes
, em 01 / 06 /2013, 18:11:32


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ahi vai do teu gosto mesmo

miguel151
, em 04 / 06 /2013, 01:57:50


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A dúvida do Darlan Montes é a mesma minha. Já disse aqui que peso 70kg e etc, uso a moto para trilhas e tenho dificuldades em andar em pedras soltas, sinto a moto jogando muito. O que me aconselham fazer pra melhorar essa resposta? Essa mola de cabeçote vai alterar exatamente o que no meu uso? Vai ficar mais dura, mais macia, retornar mais rápido, mais lento...?
Obrigado, trilheiros!

rochadenio
, em 06 / 06 /2013, 10:02:39


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a duvida ainda ta de pé , nao sei se coloco ou nao sera que melhora , minhas trilha e bem parecidas com as suas rocha , muita pedra ,subida descida(pirambeira)....ai que ta fica a duvida sera que compensa , o caso vai ser esperimentar mesmo.......


Darlan Montes
, em 06 / 06 /2013, 17:32:31


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coloca elas e testa se gosta deixa, não custa nada tentar, pelo menos por aqui não custa nada se custar no maximo 10 reais isso o dono do ferro velho te assaltando, ahi se gostar deixa se não joga elas no lixo ehehe

miguel151
, em 07 / 06 /2013, 01:11:14


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Amanhã vou procurar essas molas e testar na minha, estou achando a dianteira muito mole, quando sento em cima ela abaixa muito, nas trilhas aqui da fim de curso de vez em quando.

Rudinei101
, em 07 / 06 /2013, 21:52:01


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Ela não dá aquela chicotada (estilingada) no retorno do curso? tipo, quando a roda sai do chão?

jefferson029
, em 09 / 06 /2013, 00:22:34


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nao nao Jefferson....

Gean Resende
, em 26 / 06 /2013, 17:34:52


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coloquei as molas na minha fikou otimo porem foi meio dificil de fechar a tampa , coloquei óleo 20w50 de motor mesmo, por ser mais grosso ,ficou boa porem o retorno fikou meio lento mais eu achei bom nao da chicotada de retorno volta suave.

douglas moro
, em 28 / 06 /2013, 16:12:49


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Coloquei na minha, realmente fica meio dificil fechar a tampa, teve uma hora que eu quase desistir mais findou dando certo kkkk, melhor que a original ficou, agora a diferença não foi TÃOOO grande, mais pretendo depois colocar uma valvula e um óleo mais grosso!

gabriel#14
, em 29 / 06 /2013, 19:45:46


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é isto ai galera!! Oque vale é arriscar numa ideia que vc nao gasta dinheiro, e muda pra melhor.. nen que seja pouco!

Gean Resende
, em 06 / 08 /2013, 19:50:29


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Comprei as tais molas, pela foto que tem no tutorial acho que são iguais, comprei dois tipos por precaução um é mais largo e não cabe a outra cabe mas sobra metade pra fora e não consigo fechar a tampa de jeito nenhum, como faz?!

trufi18
, em 12 / 09 /2013, 22:09:33


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Pra fechar a tampa voce tera que colocar a moto no cavalete... Arruma uma chave "L" e com ajuda de um amigo pressione com muita força pra baixo enroscando o parafuso... uma hora entra... e meio chatinho mais vale apena !

Gean Resende
, em 13 / 09 /2013, 13:06:17


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Opa, a moto ja estava no cavalete, fiz uma alavanca na mola e consegui empurrar ela mais pra dentro assim subi na moto e fiz muita força e consegui fechar, RECOMENDO fazer, gastei 15 reais nas molas porque comprei 2 modelos pra garantir e valeu cada centavo a suspensão ficou perfeita!

trufi18
, em 16 / 09 /2013, 20:16:58


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Fiz e aprovo, para quem quer economizar funciona 100%, não gastei nada nas molas e eu mesmo fiz em casa, é difícil de colocar as tampas mas com jeitinho se consegue.
Tenho amigos que tem CRF a muito tempo e andaram com a minha em pista/trilha me disseram que ficou perfeita, ficou firme, "não sai de dianteira", não posso falar muito prq é minha primeira CRF, mas estou muito contente com essa adaptação e com a moto, exceto o freio traseiro que é uma "merda".

Dy#33
, em 24 / 09 /2013, 18:29:44


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Já tinha feito uma manutenção recente de suspensão , retentores e troca de óleo , coloquei motul , e agoa instalei as molinhas de válvula do fusca, a moto ficou muito boa pra trilha, recomendo... Se alguem fizer e não gostar , basta retirar as molas e pronto, melhor que gastar 250 cruzeiros com molas reforçadas que fazem o mesmo efeito !

EmersonBerega
, em 12 / 10 /2013, 17:07:27


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fiz na minha, ficou show!!!

Anderson Beni
, em 21 / 01 /2014, 20:01:08


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Galera minha susp diant é muito ruim. Tenho 98 kl e 1,89. Ela já é valvulada. Acho ela muito macia e baixa. Quero ela mais alta. Faça trilha com muita pedras. Quero saber se eu posso coloca essa mola de fusca com a válvulas emuladoras? Ou Apenas mudar o tipo de óleo?

Rafaelgalvani
, em 19 / 02 /2014, 00:43:55


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a minha esta valvulada, com apenas 1 furo no final da flauta... vou aumentar 1 furo, deixando 2 furos de 8mm, praticamente anulando a acao da flauta... vou contijuar com as valvulas e colocar as molas de fusca para testar, usando 380 ml de ATF. Dia 23.02 tem trilhao em sao carlos sp... vou testar e posto na segunda feira.. abc.

Robertinho22
, em 19 / 02 /2014, 22:16:35


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ficou show... fiz tudo que descrevi, mudei apenas o oleo para 370 ml 5w motul.... muuuuuito boa. domingo tem trilhao em sao carlos, ai o teste sera mais preciso... mas ja notei mto grande diferenca.

Robertinho22
, em 21 / 02 /2014, 21:49:48


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galera coloquei na minha ficou top demais........a moto fico alta também gostei da ideia...show

wesley112
, em 31 / 07 /2014, 12:53:08


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parabens gean, fiz na crf de uma amigo meu impressionante como mudou a motoca, nas trilhas principalmente no areiao ficou muito firme, ja na minha crf 2014/2015 tentei de tudo quanto foi jeito mas nao consegui vou esperar amaciar a suspensao pra colocar as molas tambem;

nenoitapeva
, em 20 / 10 /2014, 17:27:23


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Estou começando no motocross, odiava mina suspençao original, acabei de ir no ferro velho e arrumei as 2 molas de fusca e acabei de instalar, realmente melhorou demais, gostei muito do resultado e sem falar que não gastei nada,

hugo tayt-sohn
, em 23 / 06 /2015, 13:48:11


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Fiz isso na minha CRF fazem 3 meses e achei bem interessante. Principalmente na hora de pular sem contar que tenho 1,86 de altura então ela levantou a frente e tive que comprar um aogador traseiro ficou com altura de moto importada. Recomendo colocar a mola do cabeçote de fusca para mim ficou ótima.

Brolese
, em 26 / 06 /2015, 15:39:31


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Instalei hoje na minha moto e testei. Ficou simplesmente show de bola! Pros iniciantes é melhor ainda, pois a dianteira fica mais firme, copia melhor as deformidades e/ou pedras na trilha! Pra subir morro então, nem se fala! Comprei as molas ainda em excelente estado de uso por R$ 20,00, e comprei feliz! Pois ao invés de gastar uma GRANA com válvulas emuladoras e kits de suspensão, dei um UP na minha suspensão com apenas R$ 20,00. Vou só trocar o óleo dela agora no começo do ano, e vai ficar top! Recomendo a quem quiser ter uma suspensão mais firme.

ps.: sei que ficou boa mesmo, pois meu cunhado tem uma CRF 230 com suspensão valvulada, e ficou praticamente a mesma coisa! Aprovada também por ele, que anda mais do que eu...

jeanpalmas
, em 30 / 12 /2015, 18:14:09


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Faço cross country quase todas as pista tem alguns duplinhos de motocross
Será que bom a mola do fusca ?
Alguém?

Lajinha197
, em 16 / 07 /2016, 00:13:07


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Fiz o teste também com as molas de cabeçote de fusca e gostei do resultado, suspenção mais firme e deixa a pilotagem mais segura. Aprovado!

vini84
, em 15 / 08 /2016, 10:14:41


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Por favor alguem tem a medida da exata da mola, pois ja comentaram que tem maiores

Jullian
, em 25 / 08 /2016, 15:27:52


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Galera alguem instalou as molas com alongadores da suspensão? aquelas que vão na tampa, será que tem algum risco de empenar, estou na duvida.

Michel89
, em 20 / 03 /2017, 11:29:55


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Sinceramente, eu estava com o pé atras com essa "gambiarra", porem, como é simples de fazer, e nao custa nada, fui a luta, me surpreendi com o resultado, minha suspensão ficou ótima, peso 100 kg...coloquei amortecedor de xr300 com a mola original da crf na traseira, e fiz essa alteração na dianteira, a moto ficou excelente pra andar.

Andreluiz
, em 31 / 05 /2017, 08:45:21


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ja fiz em uma tornado e troquei de moto vou fazer ,ficou top,alguem ja uso a mola da xre na crf?

ray171
, em 10 / 08 /2017, 21:10:17


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