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HOME    ÁREA TÉCNICA    FAÇA VOCÊ MESMO    TROCA DE ÓLEO DE SUA CRF 230


Troca de óleo de sua CRF 230


Autor: miguel151 em 20 / 08 /2013


Visando muitas dúvidas no fórum sobre troca de óleo aproveitei pra tirar umas fotos e ilustrar passo-a-passo o procedimento que eu faço na minha moto...


Clique para ampliar Ferramentas necessárias

você ira precisar de:
- Uma chave 24mm
- Uma chave 12mm
- Uma chave 10mm
- Um funil
- Um recipiente para escoar o oleo velho
- Um litro de óleo
- Algumas estopas\panos
Clique para ampliar Aqueça o motor

Primeiro passo é aquecer o motor, o óleo fica mais fino quente e sai mais e com maior facilidade 3 minutos com o motor na lenta está de bom tamanho.
Clique para ampliar Tire o protetor

Com as chaves 10 e 12 tire o protetor de motor de sua moto, dá pra trocar o óleo sem tirar o protetor, mas não dá trabalho algum e evita lambuzar tudo.
Clique para ampliar Faça uma referencia

com alguma coisa faça uma marquinha de referencia entre o bujão e a carcaça do motor, quando irá apertar o bujão ele vai ficar no troque certo, lembrando que é bem pouco o aperto que se dá nele
Clique para ampliar Solte a vareta de medição do nível do óleo

Solte a vareta e limpe bem ela e o local no motor onde ela fica
Clique para ampliar Solte o bujão do óleo

Coloque o recipiente embaixo da moto e com a chave 24, encaixe bem no parafuso e solte o óleo velho.
Clique para ampliar Cuidado com as peças

Solte devagar e tenha certeza de não deixar cair nada, vai sair o bujão, uma mola e a peneira que filtra óleo
Clique para ampliar Limpe as peças

Enquanto o óleo todo escorre, vá limpando as peças, a tampa a mola e principalmente a peneira, deixe escorrer por uns 10 minutos.
Clique para ampliar Recoloque as peças

Depois que escorreu todo óleo velho, limpe o local do motor onde o anel de vedação do bujão encosta e coloque tudo de volta, na seguinte ordem:
- Peneira
- Mola
- Bujão
obs: olhe se o anel de vedação não precisa ser trocado, geralmente não mas sempre confira se tem algum dano. Se não recoloque rosqueando com a mão e de o aperto até na marca feita anteriormente com a chave, cuidado é alumínio e é bem frágil, por fim monte o protetor no lugar.
Clique para ampliar coloque o óleo novo

com 1 litro de óleo que você usa na sua moto, recoloque no motor, devagar pra não deixar vazar, depois disso rosqueie a vareta e ligue o motor
Clique para ampliar Confira o nivel

agora é só conferir o nivel do óleo e se ficou algum vazamento no bujão.
Clique para ampliar Está pronto agora é só aproveitar

Se está no nivel que com certeza vai estar e não tiver vazamento que provavelmente não terá é ligar o motor e partir pra trilha sem preocupação e ainda melhor sem pagar pra algum picareta fazer esse serviço pela metade!!!







. 10 comentários:
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Parabens Guri, ficou perfeito...

A honda devia te contratar para desenvolver os manuais dela.

Abraço

jian
, em 22 / 08 /2013, 23:16:04


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tamo junto!!!

miguel151
, em 23 / 08 /2013, 00:14:01


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Tutorial muito bem feito, e explicado.

Melhor impossível, parabéns!!


gabriel#14
, em 23 / 08 /2013, 15:32:34


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Eu sempre troca o oleo da minha, porem para melhorar na hora de colocar, coloquei um pedaço de mangueira de agua normal, assim fica maior e mais pratico, e o recipiente para escorrer o oleo velho, peguei um galão de 5l e cortei ele decima para baixo, ficou tipo uma bandeja grande e borda alta.

Ganso
, em 23 / 08 /2013, 16:53:19


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vlw ganso boa ideia!, o funil que eu consegui eh bem mole então se dobra todo, mas pra quem tem um mais firme, eh uma boa dica!

miguel151
, em 24 / 08 /2013, 00:07:45


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segundo o manual honda na troca vai somente 1 litro de óleo.

miguel151
, em 27 / 08 /2013, 00:21:55


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Qual o tipo de óleo recomendado para a troca?

andrestarling
, em 29 / 08 /2013, 15:53:47


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Amigo na minha moto o recomendado pelo manual é o 10w30 semissintético, a moto é 2013, acho que até 2010 era recomendado o 20w50 mineral, lembrando nunca coloque um tipo se tem outro dentro do motor

miguel151
, em 30 / 08 /2013, 18:08:43


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Muito bom mesmo o tutorial , excelentes dicas e detalhes

GabrielDF
, em 03 / 09 /2013, 08:36:54


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como sempre ajudou bastante!!

pedro.almeida
, em 29 / 10 /2013, 15:38:38


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