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Como melhorar a performance da sua CRF230F gastando pouco


Autor: lumabra em 21 / 11 /2008


Quantos de nós que temos CRF 230 já sentimos que o motor é fraco e gostaríamos de dar uma melhorada.
Logo pensamos em comando de válvulas, caximbina, cdi sem limitação, vela iridium, kit 240/260/280, etc. e percebemos que vamos gastar 2 mil reais só numa brincadeira destas.
O fato é que não tem muita coisa para fazer nessa moto para ter um grande ganho de performance no motor.
Devemos achar o que podemos fazer com pouco gasto de dinheiro e obter o máximo de performance, ou seja, algo que tenha uma relação custo x benefício interessante.
Pensando nisto, fiz duas simples modificações em minha moto e a performance chegou a 80% de qualquer uma super preparada.
E o melhor, custo baixíssimo!

Agradecimentos ao Roberto Penna, que foi o primeiro a testar isto em sua CRF230, e ao Juninho (Pró-Moto), o melhor mecânico off-road da região.

Boas trilhas a todos!

Luciano Martins ( Highlander)



Preparação de motor

No carburador, apenas troque o Giclê principal para um #145 e o giclê de marcha lenta para um #45.
Leve ao seu mecânico para regular a marcha lenta e está pronto.
Não vou colocar fotos aqui porque todo mundo sabe mexer em carburador. Se não sabe, leve ao mecânico para não se arriscar.
Ou se você é aventureiro procure no Youtube e faça você mesmo por sua conta e risco.
Só com esta preparação você já vai sentir melhoras na sua moto.
Clique para ampliar Preparação do Escapamento

Todos sabemos que o melhor escape para CRF 230 é o Dr.D, com ganhos em baixa, média e alta, fazendo a moto moto ficar elástica em todas as rotações, mas custa centenas de dólares....
Sabemos também que o segundo melhor é o original! O único problema dele é que ele "amarra" a moto em média e alta rotação.
É fácil resolver isto: Basta tirar o silencioso do escape original, tirando os três parafusos 8mm, fazer um corte com um arco de serra (segueta) do cone fechado e montar de novo. (Veja na foto).
Cuidado para não ficar com mais que 30 mm de diâmetro a saída.
O barulho da moto não altera quase nada e ela fica com maior saída de fluxo.
O resultado é que ela aumenta os ganhos nas médias e altas rotações e o que é incrível, aumenta também nas baixas rotações, ficando uma moto com motor super elástico.
Se você não fizer as alterações no carburador, vai dar falta de combustível, portanto, faça o tutorial completo.
Substituição da Coroa

Esta é simples: troque a coroa por uma de 48 dentes.
Se você manter a original, que é de 50 dentes, vai perder duas marchas: a primeira e a segunda.
Etapa de Testes

Esta é a melhor etapa!
Você vai subir morros como nunca havia subido antes em sua CRF230.
Boa sorte!







. 211 comentários:
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Muito bom o seu artigo , mas fiquei com umas dúvidas :
- qual é a giglagem original ?
- essa giglagem foi aumentada ?
- se for o caso , não vai faltar ar ?
- qual a regulagem do parafuso de ar original , e qual a que deve ser adotada ?
- vc tem alguma experiencia com os escapes e ponteiras BRC ?
Obrigado desde já se vc puder me responder
SERGIO NEVES

Sérgio
, em 27 / 11 /2008, 07:07:46


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Alguém já fez essa preparação??? deu certo? Fiquei muito interessado, pois a CRF realmente amarra em altas..

luigipilatti
, em 28 / 11 /2008, 12:22:27


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E o consumo de combustível vai pra quanto tendo em vista que ela faz em média 20 km/h.

maravieski
, em 28 / 11 /2008, 14:23:18


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Substituir o cabo de vela original pelo cabo Booster também melhora o desempenho? Qual vantagem irei ter?

Rubão
, em 28 / 11 /2008, 16:19:08


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Vou tentar responder tudo:
1) Giclê original é 140 e 42.
2) Estas dúvidas de carburador você tem levar para seu mecânico. Faça o escape e leve ao mecânico para regular tudo, talvez até tenha que trocar o filtro. O mecânico deve saber.
3) Eu fiz em minha moto e ela virou outra.
4) Nós temos trilhas muito travadas em Uberlândia, com muitos morros. Minha moto sempre fe 16km/l, até mesmo depois da modificação.
5) Substituir o cabo de vela deve melhorar, mas sinceramente eu não faria. Um amigo daqui (Penna), fez isto, colocou vela de iridium, trocou filtro, comando bbr e alterou o escape com eu fiz, e a minha moto ficou melhor que a dele em baixa e média.
6) Esta preparação é para trilha, mas deve ficar boa também em motocross.

lumabra
, em 02 / 12 /2008, 16:59:06


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Amigo gostaria de saber onde comprar esse giglè de 145 e o 45 pois ñ encontrei na minha cidade.

carlos
, em 02 / 12 /2008, 18:51:53


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Parabens pelo tutorial, ficou muito bom.
Voçe saberia me informar se o kit de reparo do carburador da falcom ou da tornado vem com os gigles recomendados por voçe

tercitano
, em 02 / 12 /2008, 21:29:59


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Pessoal, os giclês devem ser comprados na concessionária Honda mais próxima, ou nas lojas especializadas em off-road.

lumabra
, em 03 / 12 /2008, 10:52:31


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Lumabra me tire uma duvida nesse caso tem que trocar a Coroa também, e a melhora quanto a primeira e marcha é boa com a mudança citada, estou correndo atras do gigle e vou fazer os ajustes. Não sou dos mais leves, mas para o tipo de Modalidade que faço com a crf vai bem, no caso faço Enduro de Regularidade. Assim que ficar pronto venho falar como ficou.

mamaro
, em 05 / 12 /2008, 09:42:50


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aí galera quem fizer esse procedimento aí favor colocar os resultados, se teve que mexer no filtro de ar etc... assim que tiver tempo vou fazer o que pode ser "A SALVAÇÃO" hehehe

paffusco
, em 05 / 12 /2008, 14:01:12


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Lumabra se poder me informe por favor se eu colocar o gigle 148 ao invnes do 145 terei um melhor ou pior resultado. não consegui nas concessionarias honda de minha região e as encomendas para fabrica so apos inicio de 2009 , o unico que encontrei foi 148.Grato pela atenção. Tercitano

tercitano
, em 05 / 12 /2008, 16:44:39


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Lumabra! no caso da Coroa d 50 para 48 né,e o pinhão permace a original?
abraço...

MITSUO
, em 08 / 12 /2008, 09:08:05


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Vamos lá fiz tudo com uma única diferença ... seguinte achei os giclês o de Baixa é de Titam o de Alta é de Twister comprei na General motos, fiz o corte no diâmetro de 3 cm conforme o explicado porem não achei a coroa de 48 deixei a de 50 e troquei o pinhão por um 14 que um dente do pinhão que equivale a 3 dentes da coroa sendo assim como se fosse uma coroa 47 pinhão 13 porem ainda vou colocar uma 13 X 48. A moto ficou excelente, esticava as marchas com facilidade 1 e 2 uma força fora do comum, ontem teve em Bragança Paulista o Passeio Bravo um Trilhão da Cidade subi todas as pirambeira e morros de assustar, olha que não sou pequeno, 1,81 e pesando 115 kg. E isso ai pessoal podem fazer as mudanças, eu recomendo.

mamaro
, em 08 / 12 /2008, 09:39:55


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não precisa regular o carburador depois????

decaramaschi
, em 10 / 12 /2008, 03:03:19


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A minha CRF eu troquei os gigles e não precisei mexer em nada no maximo a marcha menta, agora se fosse uma moto especial ai sim tem que mexer.

mamaro
, em 10 / 12 /2008, 09:38:13


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Quando eu trocar a coroa para uma de 48 dentes eu tenho que trocar o pinhão ?
O pinhão original tem quantos dentes ?

LeoMatoso
, em 10 / 12 /2008, 14:23:40


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Na verdade conforme citado realmente é necessário trocar a coroa somente, pois se deixar original a moto fica muito curta de ralação e sendo assim coloque a Cora 48 o pinhão original é 13 caso não ache a cora 48 pode deixar a coroa 50 e colocar um pinhão 14 que é praticamente a mesma coisa, no meu caso não achei coroa 48 deixei a 50 mesmo, porem coloquei o pinhão 14, a moto ficou super elástica.

mamaro
, em 10 / 12 /2008, 19:10:19


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Esses gicles tem que comprar ou e so regular o original ?

LeoMatoso
, em 10 / 12 /2008, 23:04:44


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Obrigado Mamaro pela força...


lumabra
, em 11 / 12 /2008, 10:18:54


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Pessoal, na próxima troca de transmissão eu já estava pensando em colocar a relação 13x47 ou 14x50, pois acho que realmente iria ficar melhor. Agora com o Mamaro confirmando, aí é que vou fazer isto mesmo.

Vou tentar responder algumas perguntas acima:

Sobre a relação: Mude só a coroa para 48 ou 47. Se mudar o pinhão para 14, mantenha a coroa 50, como o Mamaro fez.

Sobre carburação:

O ideal é você levar ao mecânico para ele trocar os giclês e regular a marcha lenta (parafuso de ar e regulador de abertura do pistão)

Mas se você quer mesmo aprender, dê uma olhada nas dicas deste site:

http://www.cabecadevento.com.br/dicas_mantencao.htm na seção "Como obter uma carburação perfeita".

Aí você pode brincar com sua moto... É claro que você precisará ter paciência.

Outra sugestão é você só fazer a preparação do escapamento e andar na moto para ver como fica. Se ficar do seu agrado, mantenha assim.

Mas vou avisando, vai dar falta e você não vai poder ver como a moto ficaria boa.

Boa sorte a todos!.



lumabra
, em 11 / 12 /2008, 10:36:06


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alguém fez essa modificação para veloterra, motocross ou qualquer outro......e teve um resultado bom????

Marcel
, em 11 / 12 /2008, 18:39:40


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Grande Luciano, a proposta é tentadora já estou começando os preparativos. Os Giclês vendem na própria Honda é só ligar e encomendar caso não tenha prota entrega. Pedir o da própria CRF230 pois no seu catalogo original tem a opção dos giclês de baixa 45 - CUSTA R$37,00 e o de alta 45 - CUSTA R$26,00. Informações da propria concessionaria - DICASA MOTOS no Rio de Janeiro centro da cidade. (21)2127-600 falar com Elidio na sessão de peças. Abraços e mãos a obra. Mingau

Mingau
, em 12 / 12 /2008, 11:30:42


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O telefone da DICASA MOTOS citado acima ficou faltando um numero, segue o correto. (21) 2127-6000. Abraços.

Mingau
, em 12 / 12 /2008, 11:47:27


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vixiii... no mercado paralelo custa 3 reais cada um....

decaramaschi
, em 12 / 12 /2008, 15:34:26


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Onde comprar então no mercado paralelo, pode passar o telefone do local.

Mingau
, em 12 / 12 /2008, 16:45:11


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Bom galera, fiz ontem à noite a troca dos giclês, e vou dar uma afinada hoje, pois a moto ficou um pouquinho gorda, mas já deu para sentir a melhora. Estou usando um escape BRC, que com os giclês originais estava meio xoxo.
Vou tentar depois ainda comprar um gicle de alta 148 e ver como fica.
Comprei tudo na General motos, com o Casquinha (gente boa demais, e manja tudo), e o melhor, lá no cacau tem desconto, então olha só que mixaria gastei:
Corôa só tinha de alumínio, a maior facada, então comprei o pinhão - R$ 14,00
Glicle de alta (Tornado) só tinha de 142, comprei e ele abriu para mim para 145 - R$ 3,50
O de baixa tinha o 45 (Falcon), que foi uma facada! - R$ 4,80
Total: R$ 22,30
Agora tenho outra moto, e isso me custou essa fortuna!!!
Eles vendem por telefone, para o Brasil inteiro, e tem site tbm, mas no site não tem tudo. Bom mesmo é ir lá, que a loja é boa demais.
General motos
Vendedor: Casquinha
R. General Osório, 529
Tel: (11) 3331-2962
site: www.generalmotos.com.br

jthomeo
, em 13 / 12 /2008, 09:56:48


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pessoal sera que esta preparação fica boa para veloterra? se souberem de algo me digam.

farias05
, em 14 / 12 /2008, 22:07:53


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alguem sabe quantos cavalos (mais ou menos ) ela ganha com essa preparação, fica bem melhor mesmo? alguem de BH já fez?
valeu

paffusco
, em 17 / 12 /2008, 17:00:22


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Essa preparação realmente deve ficar boa, mas deve sobrecarregar o sistema de embreagem porque com os novos giglês a combustão será maior e consequentemente o motor ficará mais forte, com a coroa de 48 dentes a moto ficará mais pesada para o motor empurrar, no meio disso tudo fica o sistema de embreagem com o mesmo dimensionamento da original! Eu gostaria muito de testar para ver se a moto melhora mesmo, mas tenho minhas dúvidas se não terei prejuízo com a embreagem quebrando!

fabianogoo
, em 23 / 12 /2008, 10:41:16


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Ai pessoal, cortei a minha ponteira original, uns 10cm, o barulho parece de importada, nao tirei o silencioso (sem ele nao gostei do barulho, parece moto velha), soh q agora se acelerar muito rapido ela da falta. Agora vou tentar mexer nos gicles e ve se melhora. Qquer coisa posto aqui, valeww.

rodolfotcf
, em 23 / 12 /2008, 16:23:11


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Caro fabianogoo, o desgaste da embreagem depende da maneira que a pessoa digire. Já vi embreagem com um mês dar palas. Eu por exemplo só utilizo a embreagem para arrancar, para não deixar a moto apagar quando estou quase parando e na maioria das vezes, mudo de marcha sem utilizar a embreagem, igual os grandes pilotos. Aprendi isto com com Dario Lopes. E digo mais, em 18 anos de moto, nunca queimei embreagem nem quebrei câmbio. Faça o teste sem medo de ser feliz.

lumabra
, em 24 / 12 /2008, 10:50:41


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Caro Rubão, coloque o cabo iBooster e o que houve de ganho foi a queima do combustível. Ficou muito mais fácil para pegar e acredito que melhora a economia de combustível. Ainda estou testando.

lumabra
, em 24 / 12 /2008, 10:53:25


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Caro rodolfotcf, mande fotos para meu e-mail para ver como ficou a ponteira cortada. Talvez sua moto não esteja dando falta, mas que ela só está subindo o giro muito rápido isto está, e pode ser que esteja cortando... teste ela com carga, ou seja, no morro ou estrada....

lumabra
, em 24 / 12 /2008, 10:55:20


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Bom, nem postei mais nada aqui, mas aí vão minhas impressões. A moto realmente ficou muito boa. De diferente da receita, eu estou usando a ponteira BRC.

Fiz na minha moto e na de um colega meu, com o escape original, e acho que a dele está melhor que a minha. Vou colocar esse FDS um gicle 148. Depois eu coloco os comentários aqui. Agora ela anda mais e não sofre tanto com o RPM. Cheguei a 110 Km/h e ainda dava para ir mais, só que o vento estava muito forte. Antes tinha chegado a 102 Km/h com o motor gritando demais. Olha que eu peso 115 Kg!

O motor está mais elástico, e continua me empurrando para cima dos morros.

Quanto ao comentário da embreagem lá em cima, acho que a minha que já sofria bastante tendo que empurrar esse mamute morro acima e nunca deu problemas, deve aguentar numa boa.

Tenho um comando BBR que ainda não instalei, e estou realmente achando que nem vou mais colocar.

jthomeo
, em 24 / 12 /2008, 19:32:49


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amigos eu comprei os gicles so que o gicle principal e mais curto que o original sera que vai dar falta nas subidas?

mello
, em 26 / 12 /2008, 12:51:06


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Fala Mulekada...

Estou com tudo pronto pra fazer, mas estou com medo dela ficar bebendo muito.
A minha tá fazendo de 16 km/l até 19 km/l dependendo da trilha.
Será q vai ser muito mais q isso?

Valeu.

Enio
, em 26 / 12 /2008, 16:24:40


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E ai pessoal, me ajudem ai, ja comprei os gicles e pretendo tirar o silenciador da descarga porem nao pretendo trocar a coroa um colega me disse que se trocar o motosr logo logo fuma....porem queria trocar tambem o cdi...pq o originao controla mt a rotacao do motor... o que vcs me aconselham??
Valeu!!!

ERICK
, em 27 / 12 /2008, 12:09:16


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FALA, LUMABRA COM ESTA PREPARAÇÃO ELA NÃO VAI LEVANTAR A CARA MUITO FACIL NAO? E COMO CORTAR A DESCARGA, COLOQUE MAIS FOTOS OU MANDE PRO EMAIL!!! VALEU!!!

leoreis
, em 28 / 12 /2008, 12:03:30


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Erick eu nunca vi trocar coroa e a moto começar a fumar alem do mais uma coroa menos o motor trabalha mais suave. Eu fiz conforme o tutorial ficou perfeito a moto esta com quase 1000km em perfeita estado ... olha que sou pesado a moto manda muito bem alem disso só reforcei a suspensao dianteira e traseira para aguentar a criança. Abraços ...

mamaro
, em 29 / 12 /2008, 16:04:36


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Bom Dia Galera, igual o Mello comentou no dia 26-12, o gicle principal que achei é mais curto que o original, e nas concessionarias que eu fui, falaram que não existe 145 para crf, sera que se colocar este curto vai dar falta? ou só abrindo o original mesmo com um calibrer. Valeu

Ganso
, em 30 / 12 /2008, 11:03:29


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aqui em Bragança Paulista tem até gicle original #145 para crf!

decaramaschi
, em 31 / 12 /2008, 19:11:12


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e direto na concessionaria honda...

decaramaschi
, em 31 / 12 /2008, 19:11:49


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valeu decaramaschi, sabe informar o valor do gicle, e o telefone da concessionaria honda de bragança, muito obrigado e feliz 2009 para todos deste site e seus familiares.

Ganso
, em 01 / 01 /2009, 21:52:32


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Boa noite, encontrei o gicle de #145, porem nao conseguir encotrar o de #45 so de 48. Vai ter algum problema se colocar o de 48? VLW

ERICK
, em 03 / 01 /2009, 19:25:53


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bom, o problema é o preço...
diferente do paralelo o original custa 30 reais!!
o site é esse... http://www.bragmoto.com.br/ mas se na sua cidade tiver concessionaria é só encomendar!!

decaramaschi
, em 04 / 01 /2009, 23:59:23


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valeu decaramaschi, ligeui em outra concessionaria aqui e agora eles conseguiram para mim, fizeram 5,00 reais sobre encomenda, valeu, abraços

Ganso
, em 05 / 01 /2009, 12:17:41


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Bons dias a todos.
Fiz as alterações que o Lumabra indicou, a única diferença foi a coroa. Troquei o pinhão por um de 14 dentes e mantive a coroa original.
Gostei muito do resultado, demora umas duas trilhas para acostumar com o novo comportamento da motoquinha mas achei muito boa a mudança.
Lumabra estou esperando vc colocar suas impressões sobre o cabo IBooster. Uma Dúvida: vc está testando o cabo F1 ou F3 e qual vc indica???
Grato pela atenção.

olantyer
, em 16 / 01 /2009, 18:22:04


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gostaria de saber se a coroa da tornado de 48 dentes seve se e o ideial e qual gicle devo usar de qual moto pois nao estou encontrando

Joao Antonio
, em 20 / 01 /2009, 15:44:51


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olha so pra quem gosta do ¨faça voce mesmo¨.......instalei freio a disco na minha crf na traseira,,,,o equipamento todo e da falcon,,,usei a balança original da crf, a moto pareçe que saiu assim de fabrica...e ficou muito boa,, se alguem se interessar posso mandar umas fotos da instalaçao,,vlw....

marcos paulo
, em 21 / 01 /2009, 21:22:49


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pessoal, ontem troquei os gigles, mto facil, qm quiser dicas eh só falar, só me surpreendi com uma coisa , o de baixa estava um 45s e o de alta uma 128, será que sao esses os originais, pq aqui mesmo teve um amigo que disse q era 40 e 140 os originais.Em fim, a moto parece q melhorou só queria umas dicas de regulagem, ela nao esta falhando nada, vou testa ela fds e depois posto aqui

thomaz
, em 22 / 01 /2009, 11:34:29


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Fala Mulekada...

Fiz o tutorial completo, só não achei a coroa de 48.
Coloquei pinhão de 14. Tive de recortar o protetor do pinhão pra encaixar com o pinhão maior.
Os gigles são fáceis de trocar.
Recortar o miolo do escapamento é mais fácil ainda.
Nem precisei regular o carburador.

De diferente coloquei um filtro Twin Air

A moto responde muito melhor, tá esperta.
A baixa tá forte, um trator.
Não tem pra CRF comum.

Como os Gigles de 145 e de 45 estão no catálogo de Peças da CRF acredito que a mudança não prejudica o motor a longo prazo.

Uso um velo 8 e medi o consumo antes e depois. É o mesmo: 20 km/l trilha molesa e 16 km/l trilha cascuda.

Podem fazer. A MOTO É OUTRA !!!


Enio
, em 22 / 01 /2009, 19:46:47


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cortei a ponteira e só troquei o gicle de 145 o de 45 não tinha deixei o original que é42, não precisei regular nada o pinhão deixei o mesmo , olha a moto melhorou vou colocar o gicle de 148 para ver como fica gostei da motificação parabéns.

pcds
, em 24 / 01 /2009, 11:41:19


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fiz os testes esse fds depois q troquei os gigles, sinceramente comparando com outra crf q antes eu sabia como era a diferença nao percebi nada de melhora, percebi sim que esta consumindo bem mais gasolina, to pensando até em voltar os originais, oq vcs acham?

thomaz
, em 25 / 01 /2009, 17:30:10


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Thomaz, os giclês originais são 42 e 140. Se você estiver rodando com o 128, está inclusive fora da faixa de originais que vai de 140 a 152. Acho que sua moto está com a mistura fraca e isto pode comprometer o motor a longo prazo. Você até pode achar que não faz diferença, mas eu manteria o 145. É melhor ter uma mistura rica do que fraca.

lumabra
, em 26 / 01 /2009, 14:07:33


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PCDS, eu acho que seria melhor mesmo o 145 com filtro original. O 148 dá um pouco mais de riqueza na mistura, e seria melhor com o filtro esportivo. A minha está com filtro esportivo, CDI sem limitador e cabo iBooster e por isto com o 148 fica melhor. Mesmo sendo mais rica a mistura, a queima ocorre com precisão, fornecendo mais cavalos (poucos).

lumabra
, em 26 / 01 /2009, 14:11:58


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lumabra, a moto com 145 ficou boa senti que na baixa ela responde bem, sera que precisa colocar 45 sendo que esta com 42 a lenta ficou normal não estora na reduzida o gicle de baixa não influe na força? o 148 então não vou colocar senti que no estradão ela ficou reduzida não encontrei o pinhão 14, vou ver se encontro para fazer o teste. abraços

pcds
, em 26 / 01 /2009, 20:22:13


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Lumabra, entao mas comparando com outras crfs ela esta agora bebendo mais e nao esta andando mais, vc acha q eu devo colocar o 140

thomaz
, em 27 / 01 /2009, 11:19:32


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esqueci de mencionar q a minha crf é 2007 ou seja do tanque de 8l e andando junto com 2 crf 2009 q o tanque é 7l a minha pede reserva antes

thomaz
, em 27 / 01 /2009, 13:16:58


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ola

comprei um kit bbr 240 com comando e mola de valvula, tambem veio com um gicle eu acho.
vcs aconselham eu preparar o carburador como nesse tutorial com o kit 240?


thigli
, em 28 / 01 /2009, 16:01:31


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Galera,

Acbei de comprar curva e ponteira BRC BIG BORE, e não pretendo alterar mais nada será que terei de ajustar a carburação pelo maior fuxo de saída proporcionado pelo aumento da bitola da descarga como um todo???

raf438
, em 28 / 01 /2009, 23:15:59


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o gicle que veio com o kit 240 é o principal, 130
no manual recomenda por o 130 msm, por isso axo que vou por ele.
sera que vou perder potencia?
ou sera que pelo kit ser importado a crf do eua eh diferente da nossa?

thigli
, em 29 / 01 /2009, 00:16:13


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Galera mais e importante saber que mudando o gicle o avera aumento do consumo da moto e e bem grande.

Ricardo Jr
, em 04 / 02 /2009, 21:17:09


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Thomaz, sua moto está bebendo mais porque está com mistura fraca. Mistura fraca gasta mais combustível também porque você tem de abrir mais para andar e a queima não é boa. Recomendo o giglê, no mínimo original.

Thigli, faça as modificações. Sua moto vai ficar top. Giglê 130 para crf230 não está nem no catálogo. O menor é 140. Com kit 240, o giglê tem de ser pelo menos 145.




lumabra
, em 06 / 02 /2009, 19:56:06


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tbm coloquei os gicles 45 e 145 e cortei a ponteira vpro 10cm,achei que melhoro un pouco a pegada da moto,mas ta dando muito escesso na baixa e ficou muito barulhenta,aconselho deixar o de baixa orig, que é 40 ou 42 e por o de alta 145 e cortar uns 5 ou 6 cm pra nao ficar muito barulhenta.....

jeffersonde575
, em 09 / 02 /2009, 20:23:36


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obrigado pelo conselho lumabra

axo que vou deixar o gicle de alta 145 e o de baixa 45.
ond axo esses gicles na regio de ribeirao preto?
na motoasa ele cobram uns 50 conto pelos doi gicle (originais).
na general motos eles tinham de titan.

thigli
, em 09 / 02 /2009, 20:48:15


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fiz as alteraçoes na minha moto e trabalhei o cabeçote no escape e admição,a moto ficou que é uma bala.

farias05
, em 16 / 02 /2009, 20:51:16


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meu mecanico foi por o kit BBR 240 e ajustar o carburador e mais o resto td, ele deixou os gicles originais devido "a coloraçao da vela" estou axando meio estranho, sera que alguem poderia me explicar???

thigli
, em 16 / 02 /2009, 20:59:59


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lulamacabu,

Desculpe, mas se você não entendeu como fazer, imprima e leve ao mecânico. Ele poderá te ajudar melhor.

Lumabra

lumabra
, em 17 / 02 /2009, 14:34:59


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Pessoal,

Fiquei em segundo lugar no Enduro de Peixoto (Serra da Canastra) com esta preparação. E lá tinha muito morro e muita pedra !!! Olhem no site http://www.cerradotrilhas.com.br/. Exigiu muito da moto e do piloto...

Lumabra

lumabra
, em 17 / 02 /2009, 14:53:36


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Ola Lumabra,
O dificil é saber quem é voce na lista de resultados.


Luizhort
, em 17 / 02 /2009, 16:09:33


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Caro Lumabra,
Eu tenho um PRO TORK 788 Turbal, será que botar ele na CRF e apenas trocando os Giclês ela iria ficar bom? Sem trocar Relação? Será que ela fica com os mesmos resultados do tutorial? Ou tem muita diferença para o tutorial? Vlw. Abraço.

GRYLLO
, em 18 / 02 /2009, 00:10:37


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Coloquei um pistão 0.75 da xr200 numa crf pois ela ficou melhor que a minha 240,pois mandei encamisar o proprio cilindro da crf,descobri que o pistão da xr é mais alto ,almentor a taxa de compressão,ficou muito boa.

Nivaldo
, em 24 / 02 /2009, 01:19:22


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Lumabra
moro em Blumenau SC e aqui eu só uso a Gasolina Podium da Petrobrás com 103 octanagem, essas mudanças de gicles são para gasolina comum ? alguém usa Podium também e já fez estas alterações ? eu tenho escapamento curva e ponteira protork VPRO

Kinas
, em 27 / 02 /2009, 12:07:46


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Pessoal,

Desculpem-me, pois não quero ser indelicado, mas vou colocar meu último Post neste tópico.

Estou percebendo que tem muitas perguntas sobre carburação, giclê, ponteiras, consumo, etc..

Quero lembrar a todos que o objetivo principal do tópico é ganhar alguma melhoria na CRF230 e gastar pouco, portanto se você comprou uma ponteira X, já está gastando muito dinheiro e o tópico não é para você.

Agora, se seu objetivo é gastar pouco e melhorar sua moto, aproveite as informações.

Se você só mexer na ponteira original e deixar os giclês originais, já vai ficar bom, se mexer no carburador, pode melhorar mais ainda sua moto, e isto é tudo.

Agradeço o pessoal do site pela oportunidade e espero contribuir com outras dicas.

Lembrando: Na lista de resultados da Copa do Cerrado, procure por Luciano Martins (Highlander), categoria Novatos. Em 2010 vou para a Over 40.

Abraços a todos!

Luciano



lumabra
, em 02 / 03 /2009, 18:02:35


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alguem poderia me mandar por email como é feito o corte no escapamento, pois não entendi a forma correta de cortar...

o meu email: danilodemoura@gmail.com

Obrigado

danilodemoura
, em 02 / 03 /2009, 21:46:00


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Já fiz o tutorial menos trocar coroa, vou testar nesse fim de semana no motocross pois a pista é meio travada depois vejo que relação usar, parada ficou melhor o giro sobe rapido vamos ver na pista, depois do teste coloco o resultado no site.

Abraço a todos



mirtola#993
, em 17 / 03 /2009, 12:12:47


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Pessoal fiz o teste do tutorial numa pista de motocross bem travada porém com a coroa original. O resultado é o seguinte: a mistura na baixa ficou um pouco gorda, o consumo aumentou, porém o resultado é que a moto ficou como uma resposta muito boa na retomada de aceleração(um foguetinho), vou no proximo fim de semana voltar o giclê 42 da baixa e regular o ar, espero que vou conseguir melhorar ainda mais, quanto ao consumo achei que o custo beneficio compensa e muito, os gicles custaram R$ 23,00 alta R$ 3,00 baixa.
Quero agradecer a vc Lumabra pela dica

mirtola#993
, em 24 / 03 /2009, 13:44:01


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alguem sabe onde eu encontro esses gicles pela net?

grilobala
, em 11 / 04 /2009, 17:56:21


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E AI GALERA DO BARRO! FIZ AS ALTERAÇÕES NA MINHA CRF E GOSTEI , NÃO ASSIM GOSTEIIIIIIIIIII, MAS GOSTEI , DICA NA MINHA CIDADE JAÚ TERRA DE JOÃO RIBEIRO DE BARROS E CAQPITAL DO CALÇADO FEMININO , COMPREI AS 2 PEÇAS "GICLES" POR TAN TAN TAN: 7,00 , OS DOIS E TROQUEI EM MAIS OU MENOS 10 MINUTOS , A PONTEIRA DEU MAIS TRABALHO POIS NÃO TENHO MORSA , MAS FOI TUDO MUITO FÁCIL , OBS , ACHO QUE NÃO SENTI TANTO POIS PESO 100 KG. HAHAHAHA , VALEU E BOAS TRILHAS

paulomegasilk
, em 14 / 04 /2009, 11:14:59


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Boa tarde a todos, fiz as modificações descritas e também incrementei com a remoção das telas da caixa de ar e um click para suspender a agulha, o resultado foi que melhorou bastante e eu ando com um odometro da trail tech o consumo foi em uma trilha bem travada com muitas pedras tipo trial de 20,9 km por litro, devido o tipo de trilha aqui da minha região eu só mantive a coroa original, se alguém tiver alguma opinião, por favor, gostaria de saber, um abraço a todos.

Pulim
, em 20 / 04 /2009, 13:28:02


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fiz as modificaçoes em uma crf 0km,aconcelho trocar o pinhao para um de 14 dentes pois com o original a 1ª ea 2ª marchas ficarao inutilizadas, peso 61 kg e pratico veloterra no campionato estaual e.s e ja possui 4 crfs e ja esperimentei quase todas as preparaçoes disponiveis no mercado, e mesmo assim aconcelho utilizar a preparaçao sitada pelo colega!muito boa!!!!

pauloricardo
, em 24 / 04 /2009, 22:13:01


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galera gostaria que voces me tirem uma duvida estou usando uma ponteira v pro cortada 11.5 e uma curva da tork espançor de gases e guiclê 145 e 45 e na hora que dou uma esticada sinto que ela falta em alto giro! isso deve ser porque o CDI ta o original? marcha lenta ta oK funcionando perfeita. HELP

Alex27
, em 27 / 04 /2009, 11:18:54


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Boa noite a todos.. Eu fiz boa parte do tutorial, troquei pinhão para 14 dentes, gigles, troquei cdi para BBR cabo ibuster comando bbr filtro de ar e curva e ponteira brc, a moto ficou um canhão anda muito mais muito bem e na frente de muitas outras, com tornado ela arranca junto e sou perde no final,ha sobe morro muito bem mais aconselho a gastarem um pouco mais e colocar cdi e comando bravo a moto fica rapida e mais eslastica. . boa trilha a todos

edumaringa
, em 27 / 04 /2009, 22:40:16


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Fiz todo o tutorial (menos trocar coroa) e gostei muito do resultado. Só precisei dar uma regulada na lenta e abrir um pouco a entrada de ar. Esta semana vou trocar a coroa pra cabrita dar uma pouco mais de final, mas nas subidas ela melhorou muito. Quando fui comprar os giglês, uma pessoa da loja me atendeu e disse que não existiam essas medidas para CRF, depois um amigo voltou a mesma loja e falou com outro vendedor, que este entendia do assunto e vendeu, o de alta #145 é da Twister e o de lenta #45 da Titan, é tudo a mesma coisa e se encaixaram perfeitamente no carburador da CRF. Talvez muitos não estão encontrando por causa da falta de informação dos lojistas que desconhecem esta igualdade.

fcabral
, em 07 / 05 /2009, 07:40:00


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Lumabra, so uma duvida... se abrir mais que 3cm o que pode ocorrer?

safety_car
, em 08 / 05 /2009, 13:28:42


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alguem pode me dizer se hà muita diferença de peso entre as ponteiras original x V pro?

paulomegasilk
, em 08 / 05 /2009, 20:37:31


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1,5 kg a 2,0 kg + ou -

Viccius
, em 08 / 05 /2009, 22:23:38


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Pessoal, fiz mais uma modificação na CRF: Cortei cerca de 8 cm da ponteira original e a moto ficou mais canhão ainda. Aceleração sobe muito rápido. É preciso ter coragem, mas vale a pena. Depois vou fazer outro tutorial.
Abraços.
Luciano

lumabra
, em 12 / 05 /2009, 11:53:15


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obrigado viccius e será que a v pro dará performance ou só beleza e menos peso na crf ou acha que devo ficar com a original cortada e R$280,00 no bolso?

paulomegasilk
, em 20 / 05 /2009, 20:36:20


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e aew paulo blz?
pois então, sinceramente dentre todos esses anos que mexo com motos off road todos tem suas opiniões sobre ponteiras nacionais, a minha é a seguinte, não acho que você vai ver diferença entra a v-pro e a original cortada, a não ser estética e barulho, as empresas brasileiras não enfatizam performace em seus projetos, isso levaria milhares e milhares de dólares em investimentos, o caso muda em projetos importados, como a Vance Hines, Dubach Racing Development (Dr.D), entre outros. Pois é só meu ponto de vista, não quero ninguem me xingando não viu : )

Viccius
, em 21 / 05 /2009, 13:56:50


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Lumabra, bom dia. Monta í um tutorial de como vc fez pra cortar a ponteira. Fiquei muito interessado.
Abraço.
Eder Moreira

Eder.Moreira
, em 27 / 05 /2009, 08:49:06


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Por favor alguem me responde, minha moto ta com tudo isso so falta trocar os gicles meu mecanico disse que não compensa trocar por que os 145 e 45 das motos nacionais são pequenos e fracos e os originais da crf são reforçados e mais compridos como os das importadas, alguem sabe se encontro os gicles 145 e 45 do mesmo padrão dos originais da crf???

MDelPapa
, em 06 / 06 /2009, 00:24:50


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Olá pessoal, o site de vocês é show, estou vendendo minha tornado, e o site só reforçou minha idéia em comprar uma CRF.
Queria saber, em minha tornado tenho um escape Vpro com a curva alterada também, esta mudança no escape original da CRF fica melhor que colocar este Vpro?
E a curva, continua a mesma?
Abraço a todos e obrigado.

o_lira
, em 06 / 06 /2009, 08:53:52


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queria saber se trocando os gicles da crf ela vai ficar bebendo muito... vai dar mt dierença no consumo???

tarcisiosantos
, em 26 / 06 /2009, 13:18:06


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Para quem quiser saber os códigos Honda para:

- Gigleur de Alta (#145): 99101 KPS 1450
- Gigleur de Baixa (# 45): 99103 KPS 0450

Nenhuma das Concessionárias que procurei tinha para pronta entrega e a encomenda leva 10 dias úteis.


FRED_BH
, em 01 / 07 /2009, 17:21:00


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Ah highlander, ta igual professor pardal heim, e cheio de prosa... Parabéns cara, otima dica ai pra galera. E acelera nessa Novato ai q eu vou te esperar na Master. Ainda nao fiz nd dessas preparações na minha CRF, soh a coroa msm. Lá em Araguari eu dou uma volta na sua pra ver se ficou boa assim msm.

Abração cara.

Michel #101 Sênior

michelrcsm
, em 02 / 07 /2009, 22:54:26


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Ola Lumabra. Gostaria muito de saber como fazer esse corte no escape, será que tem como vc me enviar fotos??? de como ficou??? e como fazer????? to pegando minha crf zerinha agora no consorcio e o mais rápido possível estarei de volta nas trilhas.
Aguardo retorno!!!!!
Obrigado Markin
marcos.chiste@hotmail.com

Markin
, em 03 / 07 /2009, 19:52:07


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fis a alteraçao na minha botei os gicles 145 e 45 um é mais curto mesmo como comentado pois e da tornado mas nao teve nenhm problema.... a moto teve uma boa melhora.. ateh para funcionar com o motor frio ela pega na hr!!!! vou esprementar o de alta no numero 50 mas antes vou trocar o filtro por um bbr....

jcz
, em 05 / 07 /2009, 01:11:46


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o jcz eu to querendo fazer na minha essa modificação. Os gigles o de 45 eu arrumo de qual moto??? é o da falcon??? o de 145 eu sei q é da tornado. E não da nenhum problema msm????? vc colocou o pinhao de 14 dentes???
abração!!!!

Markin
, em 06 / 07 /2009, 09:30:02


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entao Markin nao tive nenhum problema e percebi grandes melhoras na retomada porem ela ainda anda o mesmo que original ndei na br com outra original elas andao juntinhas so ela sobe a rotaçao melhor com essa preparaçao
os gicles vc bota o da tornado 145 que e mais curto que o original "mas nao ha problema/ eo 45 acredito ser o da falcom mesmo.....
pretendo faser testes com gicles maiores como 148 e 150 ae posto comentarios....
na relaçao nao alterei nada ainda

jcz
, em 06 / 07 /2009, 20:08:30


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vlw pela força ai jcz! vc por acaso já fez alguma alteração no cdi e no cabo dvela???? ouvi falar que trocando o cdi e colocando um sem limitador mais o cabo de vela nao sei o nome dá uma melhora bem significativa. Ja ouvir falar????
abração

Markin
, em 08 / 07 /2009, 19:41:22


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Bom dia Galera!!!!
Fiz o tutorial inteiro na minha CRF e ficou muito bom o resultadado, a motinho ta muito esperta. Fiz da seguinte maneira gicle de alta #145 e baixa #45 da twister, e coloquei um pinhão de #14, cortei a ponteira como e indicado. Valeu a dica muito bom mesmo....

Esmiril#4
, em 13 / 07 /2009, 08:57:28


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eai bl!!!!
entao fiz as mudanças coloquei gicle 150 e o de baixa deixei o original e cortei a ponta do elemento do escape e regulei o ar ficou um canhao. hehehehe
deu podium em Fatima do sul ?Campeonato estadual de MX MS

EclasFerreira
, em 14 / 07 /2009, 20:58:08


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Sou iniciante no Site e quero aproveitar para dar os Parabéns, esta show de bola.
Minha duvida é a seguinte, pretendo colocar os giclês 145 / 45, só que minha ponteira é a wacs, como ficaria nesse caso? Preciso alterar alguma coisa na ponteira?

http://www.wacs.com.br/O1Store/?action=MostraProdid=235

Grillo
, em 17 / 07 /2009, 11:29:23


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Tá feito galera, do jeito que orienta o Lumabra. Ficou muito esperta a motoca, realmente com a podium então se nota bastante nas retomadas, Parabéns mesmo ao Lumabra pela up grade super barato.... To vendo a galera ai com dificuldade em encontrar os gicleur. Procure pelo kit alccol para titan 150. São os tais 45 e 145. Acelerem com Deus, abraços.

Recrossmusic
, em 23 / 07 /2009, 08:53:47


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o eclas com o pinhao de 14 a moto continuou esperta??? vou testar isso amanha!!! já cortei o escape e ta colocando os gicles e agora vou testar com pinhao de 13 e depois de 14!!!!

Markin
, em 29 / 07 /2009, 22:59:04


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moçada eu fiz todo o tutorial, a diferença é que eu coloquei um pinhão de 14 dentes. até meu mecanico ficou impressionado com o resultado da moto. Agora so falta testa-la no mato. esse fds to indo testar e coloco aki para turma o resultado final e mais esperado nos morros.

Markin
, em 30 / 07 /2009, 22:48:22


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Ola Markin,
Vc manteve a coroa original de 50 dentes?
Um abraço.

Luiz-Hort
, em 31 / 07 /2009, 09:37:04


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luiz eu mantive a coroa original sim. o lumabra dono do tutorial disse q ficaria a msms coisa.ao inves de deixar o pinhao de 13 passei para 14 e ficou show demais

Markin
, em 31 / 07 /2009, 21:57:17


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Caros amigos fiz o mexe no carburador, adiantei o ponto na pulsora, deixei a coroa original e cortei o silenciador do cano, a moto ficou show!!! A relação mantive a mesma e não troquei cdi nada, só fiz isso e a moto é outra coisa mesmo!!! Esse lance do cano dá resultado mesmo, e olha q eu tinha uma devil com curva e tirei fora pra por o original assim, fica bom mesmo!!!

ISRAEL-SL
, em 17 / 08 /2009, 08:06:06


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Puts. não axo por nada nesse mundo o giclê de #145

felipe_luiz
, em 18 / 08 /2009, 10:35:48


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Felipe_luiz,

Encontrei no site da www.adrenalinamotoracing.com.br, salve engano é este o site, pesquisa no google.
Abração.

Vinicius#9
, em 18 / 08 /2009, 14:11:41


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Obrigado, eu axei nesta tarde. o #145 é redondo e dourado não é?

felipe_luiz
, em 18 / 08 /2009, 15:15:53


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Será que é possivel colocar uma curva da pro tork na ponteira original da crf?

felipe_luiz
, em 18 / 08 /2009, 16:22:27


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alguém que já tirou o silencioso da ponteira poderia me enviar fotos??? souzabeto@gmail.com

BETO CARIMBO
, em 18 / 08 /2009, 19:51:53


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Caro beto, olha, eu cortei o meu hj, andei com a minha moto, ela esta andando um pouco mais, vou ver resultado nas pistas. mas, axo que deve trocar o filtro de ar por um melhor (BBR) e a curva. mas
é só cerrar a ponta do silencioso e pronto. até dar 30mm

felipe_luiz
, em 18 / 08 /2009, 23:22:56


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Olha gente, eu fiz, mas nao notei grande diferença... praticamente nao notei diferença... mas nao custa nada fazer... piorar é que nao vai mesmo! O meu deu 30mm certinho... to querendo mesmo é trocar a ponteira + curva... uma mais em conta tipo uma BRC.

filipebox
, em 20 / 08 /2009, 00:09:01


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Pessoal, fiz as alterações sugeridas nesse tutorial, porém com algumas mudanças... Coloquei o giclê #150 da CBX250 (twister), troquei o reparo completo do carburador, R$35,00... fiz a abertura do silencioso como descrito neste tutorial o pião já estava de 13 dentes....não alterei.... RESULTADO a moto teve uma mudança fenomenal, show, está esticando muuuuuito....com muita força.....

Estive lendo muitos comentários, de pessoas que não viram diferença....

O meu comentário é o seguinte: Mesmo que o tutorial seja "faça vc mesmo" Porém se vc não é expert em carburadores como eu não sou, coloque na mão de um bom mecânico, pois ele vai regular a quantidade de ar....é aí que faz a grande diferença.... sugestão ou vc faz tudo ou não faça nada pois a mudança só será sentida.... se for feito as 3 mudanças....

Será muito difícil vc não gostar !!!!




plinioeletro
, em 22 / 08 /2009, 21:17:18


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fiz na minha moto e ficou OTIMA , parabens show,ficou outra moto.

alecsandro
, em 24 / 08 /2009, 19:07:46


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será que alguem ai pode me mandar fotos se tiver claro na hora que esta fazendo ?
obrigado ae, meu email é
dpfbecho@gmail.com

Dário#09
, em 25 / 08 /2009, 16:20:32


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Senti muita diferença na moto, muita força principalmente, contudo no lugar de trocar a coroa troquei o pinhão (14 dentes), ficou show de bola.

Fabiano#71
, em 28 / 08 /2009, 13:45:22


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Pessoal, comprei o gigle da titan 150 alcool 45 e 145, mas notei que o de alta (145) é bem mais curto do que o original, imagino que nao vai ficar bem mergulhado na gasolina, sera que tem algum problema ele ser mais curto? alguem já testou? obrigado pela atenção

grilobala
, em 29 / 08 /2009, 00:16:57


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.....Obviamente que esta mudança não vai fazer com que ela fique igual a uma 250, mas olhem só, isso é uma mudança que fará a moto ganhar um pouco de força que esta faltando. Fiz a alteração e gostei. ...Faço motocross e a saída de curva ficou muito bom e ganhou um pouco de final. Não troquei coroa nem pinhão. Muito legal essa dica....

bubualves
, em 01 / 09 /2009, 17:38:37


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Fiz o tutorial completo melhou, na semana passada resolvi fazer novas mudanças:
comando pawer camps R$ 245,00, CDI servitec c/ limitador R$ 180,00, coroa 52 R$ 56,00,aliviei volante, preparei cabeçote admissão e escape, voltei gigle de baixa p/ 40, reabri o gigle de alta(145) até ter acerto no carburador, tirei todo silencioso, mão de obra R$ 90,00, total R$ 571,00, mas valeu a pena a moto ficou um canhão sem alterar a cilindrada, testei no motocross e no velocross esse fim de semana.

mirtola#993
, em 03 / 09 /2009, 00:20:12


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O que vocês podem me dizer quanto a esta preparação para enduro fim, com especiais com trechos travados, curvas fechadas e logo em seguida pequenas retas. Com esta preparação a moto vai ter mais velocidade final, e como os trechos tem retas pequenas será que vale a pena??? No enduro fim temos que ter velocidade instantanea, isto é a moto tem que responder o mais rápido possível, inclusive em subidas. O que me dizem os amigos?????

BETO CARIMBO
, em 03 / 09 /2009, 07:41:19


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Não entendí muito bem aonde eu vou cortar no escape, alguém pode me explicar melhor.

OPaulista
, em 13 / 09 /2009, 18:20:11


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Caros amigos, para quem se interessar em fazer a troca dos jicles no seu fundo de quintal, acesse:
http://rickramsey.net/CRF230Fcarb.htm#needleandclip
lá tem tudo explicadindo, com desenho e tudo mais (em em inglês, of course)

cantidiol
, em 29 / 09 /2009, 09:37:38


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alterei os giclês 45 e 145 (145 só na concessionária) carburador regulado (lá mesmo - Honda) e cano com miolo cortado, Ficou muito bom, aumento de força, lave muito o custo benefício. RECOMENDO. Ainda não ví necessidade de trocar a relação (motocross) mas só andei em uma pista, talvez seja necessário posteriormente.

Muito bom...
Abraço


thomazi#3
, em 06 / 10 /2009, 17:27:53


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bom galera primeiramente venho dar meus parabens pelo tutorial, em segundo lugar ainda não fiz as alterações pois vou fazer tudo de uma so vez e ainda não compreendi direito o corte do escap, gostaria de pedir um pouco mais de detalhes sobre este corte para não haver erros e arrependimentos posteriores hehe..
outra coisa aconcelho as pessoas lerem todos comentarios para evitar perguntas repetidas e comentarios inoportunos des de ja muito obrigado. vejo vcs pelo retrovisor (mesmo não tendo uhauahuah)!!!!

sapinho
, em 02 / 11 /2009, 21:43:33


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bom galera vou postar aqui uma pergunta pois não vi outro lugar para ser feita a mesm... alguem sabe me falar quanto custa um motor de crf230 zero? Um amigo meu tem uma cr 125 ano 1994 2t e esta querendo colocar um motor de crf230 nela, na realidade nem sei se cabe o motor no chassi. mas se o valor do motor não for muito alto creio q vale a pena pois a moto dele tem suspenção invertida e ta toda novinha so o motor q não ta muito legal ... alguem ai sabe me falar se da pra adaptar e quanto custa esse motor ? des de ja agradeço!!!

sapinho
, em 03 / 11 /2009, 18:47:16


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Olá galera! Bom esse fim de semana fiz a troca dos giglês da minha moto apenas para fazer um teste, e arrumei dois giglês enprestados com um mecânico aqui da minha cidade, então coloquei um giglê de 150 mais curto na alta e coloquei um de 45 na lenta, como ja tenho uma ponteira 788 devil não precisei mudar o escapamento e ainda ta com a relação original, a moto ficou com muita força, ela levanta a roda atoa de 1° e de 2° mas estas marchas ficaram meio curtas então vou trocar o pião por um de 14 dentes! Parabéns muito boa dica!!!!!

nandocros
, em 14 / 11 /2009, 17:55:58


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coloquei o giclê de 145, e ficou dando excesso!! ai coloquei o kit 240cc da master, e ele requer o aumento de alimentação.
e mesmo assim dando excesso! coloquei um giclê de 142. hã
agora ficou o BIXO! ashiuufsaisa
resultado. 1 braço quebrado! =D



felipe_luiz
, em 16 / 11 /2009, 23:39:18


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Bom Galera, fiz exatamente como manda o tutorial, e sinceridade... não achei que mudou muito não, senti a moto um pouquinho mais elastica, mas não refresca muita coisa não! Sei lá, se tem alguma coisa errada, fiz com um exelente mecânico e os giclês indicados, acredito ta tudo certo! Alguma sugestão?
Valeu
Beto

beto83
, em 19 / 11 /2009, 11:14:07


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o giclê da baixa nao precisa trocar pois é so pra dar lenta, nao altera em nada na falta da moto


jaison#87
, em 19 / 11 /2009, 20:31:50


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galera me ajuda ae esses gigle nao vai fazer a moto beber demais nao ??? ela com esse gigle de 45 e 145 vao dá quantos km por litro ?? será que vai ter que leva gasolina pra fazer uma trilha de 140 km ??? me ajudem ai

tarcisiosantos
, em 20 / 11 /2009, 15:47:55


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Tarcisiosantos, é o seguinte.
depende do estado local, humidade do ar e tuuudo mais. tudo é relativo
eu coloquei o giclê de 45 e 145, e minha moto deu excesso
coloquei um de 142 e a moto fico booa d+
não sei se vai ser o seu caso.
im, a moto vai beber um pouco mais, maaas não uma coisa exageerada!
se ela fazia + - 20 km com o litro
ela vai fzer 18 com o litro. coisa assim!
mta pouca diferença!
forte abraço

felipe_luiz
, em 21 / 11 /2009, 04:12:12


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Lumabra gostaria de saber quantas volta tem que fica a agulhar de ar?

Hiro
, em 29 / 11 /2009, 19:23:12


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Fiz na minha, só que não troquei o giclê de baixa, minha baixa não está legal, mas no mais a motinha está um canhão. Indico esse tutorial para todos que querem uma CRFzinha violenta. e indico também o acelerador rápido.

Uria
, em 21 / 12 /2009, 11:21:29


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ja etaou fazendo as tracas comforme o tutorial ... logo venho dizer como ficou..
abs..

jadermb
, em 24 / 12 /2009, 10:58:21


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cara nao sei se da muita diferença mais vou tentar feliz ano novo

Bruno Silva
, em 01 / 01 /2010, 12:30:50


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sendo realista, a moto não muda da AGUA PRO VINHO, mas da uma diferença sim!
compensa fazer..
e eu adaptei uma curva da protork na ponteira original, deu mais potencia pra moto. ai sim vi diferença!

felipe_luiz
, em 02 / 01 /2010, 03:02:47


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Ai galera ve quem pode me ajudar, na minha motoca coloquei punho rápido e ficou duro, ai troquei o carburador por um de tornado e ficou ótimo e melhorou a moto, to querndo fazer esse "faça voce mesmo", como devo proceder quanto ao giclê ?? abçs

kr
, em 09 / 02 /2010, 19:02:20


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acabo de realizar todas as mudanças que o amigo lumabra indicou e acrescentei um cdi digital , irei testar a fera sábado, depois coloco minhas impressoes para a galera do forum blz

rafapereira
, em 01 / 04 /2010, 11:24:58


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Lumabra, meu mecanico disse que não ficou bom o giclê de 45 para baixa, por isso ele deixou o original. Já que quase todo mundo conseguiu, vc ach que eu devo trocar de mecanico ? qual o problema de deixar o original ?

rafapereira
, em 06 / 04 /2010, 10:56:50


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Rafa, seu mecânico não está conseguindo regular a entrada de ar da baixa. Dê uma olhada no site: http://www.endurohp.eng.br/mecanica/carburador/carburador.html , imprima e leve para ele, o faça você mesmo. Lembre-se: se o galo não canta na hora certa, acerte o galo.

lumabra
, em 26 / 05 /2010, 10:19:41


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eai lumabra blz eu to com o mesmo problema do rafa meu mecanico nao ta conseguino ajustar a lenta disse q o jigue 45 da muito ecesso o q deve fazer e c eu deixar a coroa original minha moto vai perder arancada por q eu fazo trilha e cross


fabiopantano
, em 27 / 05 /2010, 08:21:02


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E aí Galera, sou noivato no site, estou querendo fazer algumas modificaçoes. Pelo que entendi se eu colocar o gcle de baixa 45 e o 145 alta deixando a relaçao original e colocando a curva e a saída brc, talvez troco o filtro,ficará bacana? estes gcles paralelos são bons? e onde acho? pois estou achando a moto um pouco fraca,cortando e um pouco presa! um amigo andou e achou o mesmo e perguntou se o filtro estava limpo, parece que a mistura no carburador nao anda bem! tambem vi neste site que posso colocar um cdi de cg 125 ano 99 que custa 25,00 no lugar de um servitec que custa em média de 150,00 que vai ficar muito bom, e aí o que faço ? por favor....faço trilhas.Obrigado Tulio bh

tulio melo
, em 27 / 05 /2010, 19:07:57


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Quanto fica pra faze todas as modificações????obrigado

Daniel Fraga
, em 27 / 05 /2010, 19:09:15


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Uma vez falei que não iria responder mais nada, mas não consigo ficar longe deste site...
Pessoal, vou tentar responder algumas perguntas, outras, peço gentilmente que leiam as respostas anteriores, pois vcs concordam que ficar respondendo as mesmas perguntas é óda.
Este post não é sobre carburadores. É sobre mudar o escapamento original. Tudo que aprendi sobre carburador aprendi fazendo a partir da leitura no site que postei acima e fiz isto para melhorar a performance da máquina depois de mexer no escape.
Então, falo que giclês 45 e 145 dá uma excelente regulagem. só tem de saber fazer.
Outra coisa que testei este fds: Este CDI da titan 99 marca magnetron. Pessoal, fica muito, mas muito melhor. Tirei meu CDI Servitec sem limitador e vendi por R$50. Comprei o magnetron e não me arrependi. Boa sorte a todos! Luciano

lumabra
, em 04 / 06 /2010, 09:58:50


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valeu!!! vou trocar o cdi e cortar a ponta do silencioso depois te falo! abçs

tulio melo
, em 04 / 06 /2010, 22:17:37


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Nunca postei aqui mas não podia deixar de dar minha opinião.
comprei minha CRF a menos de um mes, e fiz o que dizia no tópico, e como todo brasileiro, fz as mudanças porem não tinha trocado os gicles, conclusão, deu falta qdo mais precisava da moto, kkkkk Fiz todo procedimento como é dito no inicio do tópico e já havia trocado o CDI pelo da titan. A moto ficou DUC@#$%$. Vale muito a pena. Façam como foi dito, execute o tutorial por completo e inclua tb o CDI da titam, vc não irá se arrepender, kkkkkkkkkk
Alterações feitas -
- Corte da flauta com 28mm (R$0,00)
- Gicleur 145 de alta Original (R$27,00) pois o da Titan como falaram é menor no comprimento; por via das duvidas coloquei honda mesmo.
- Gicleur 45 de baixa da Twister paralelo mesmo (Igual ao original)(R$5,00)
- CDI de titan, porem não achei da marca magnetron e coloquei da Servitec mesmo(R$29,00)
- Relação 14/50
- Cabo Ibooster

Só uma perguta Lumabra.
Não alterar o gicleur de baixa ? Já testou assim ?
Abraços

macrap
, em 15 / 06 /2010, 01:33:46


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Corrigindo - Gicleur de baixa de Titan

macrap
, em 15 / 06 /2010, 23:08:43


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ai galera
agora dexei minha moto top msm
tirei minhas duvidas com o vandinho da pro race ele manja demais que é de minas ja ouviu falar da pro race preparaçoes com certeza

minha moto ta com brc big bore e eu coloquei os gigle 45 e 145 regulei e tudo mais

rodei desse jeito um ano na trilha e esse ano comecei a fazer motocross e ja to o bixo na pista hahaha ai na pista eu fui vendo que a moto tava meio gorda e na pista travada tava con dificuldade pra embalar.. o negocio é que a moto tava jogando gasolina demais la no pistao e ele nao tava dando conta de queimar nao e demorava embalar pra pular ai eu fui tentar resolver o problema pq a moto tava com exesso e afogando

façam um teste ai pra vcs ver quem tem os gigles de 45 e 145 coloca o afogador no meio e acelera pra vcs ver o tanto que responde melhor
foi assim que vi que minha moto tava com gasolina demais e liguei no vandinho pra ele me falar o que tava acontecendo

ai contei ele e tals e ele me falou seguinte

CRF 230CC original vem com gigle 42 e 140 e na carburaçao que ele fazia nas originais lá era 42 e 138 pq msm original ela vem mal carburada e que ele usava gicle 45 e 145 em motor preparado em 290cc ou 270cc e no 245cc ele usava o gigle original que é o 140 de alta e falou que original era pra eu voltar o de baixa (42) e colocar um de 138 ou ate 135 na alta e regular o parafuso de ar em 2 voltas e meia e fazer o teste e me garantiu que ia dar resultado e falou pra mim tirar esse trem da cabeça de gigle de 45 e 145 em motor 230 original pq o motor só ia queimar mais gasolina se o pistao fosse maior entao se fosse 230cc ia dar só exesso e ficar afogando

entao fiz o que ele mandou e testei na pista
quando liguei e regulei ja deu uma melhorada a moto ficou com a aceleraçao mais firme e melhor ai fui na pista e andei lá e ficou melhor msm galera foi aprovado essa carburaçao que fiz aki ficou show de bola pode colar a mao duma vez que ela responde bao demais e embala melhor pq tem o tanto de gasolina certa que o pistao pode queimar

quem quiser fazer o teste faça que vai ter resultado

minha moto tem comando cdi filtro de ar vela iridium brc big bore amplificador e centelha entre outras coisas de melhorar performance e essa carburaçao foi perfeita pra isso

quem tem ela toda original pode colocar gigle de alta 135 msm que fica mt bom ou 138 que é bao tb e garanto que a carburaçao vai ser perfeita

abraço galera dei minha opiniao ae

tarcisiosantos
, em 25 / 06 /2010, 15:34:23


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ae tarcisio, eu to na mesma situaçao que vc tava. hj eu to com a carburaçao original, mas eu instalei alguns acessorios, filtro de ar, escapamento, e um acelerador rapido, e no futuro penso em colocar algumas coisas a mais pra dar uma pontencia a mais na crf. Bom o fato é que hoje depois de instalar o acelerador rapido a moto ficou engasgando um pouco na hora de acelerar em baixa e me disseram que era pra eu colocar um gigle maior, 45 e 145, mas como vc disse ai no seu comentario o de 45 e 145 fica ruim no motocross e como eu tambem faço motocross e trilha eu nao gostaria de acertar ela pra trilha e deixar ela fraca no motocross, tanto pq a pista que eu corro é bem puxada pra crf.
entao eu queria saber uma opiniao sua sobre qual gigle eu devo por???????
vlw

victorb
, em 25 / 06 /2010, 19:00:57


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victor é um seguinte
tira esse acelerador rapido cara e coloca gigle de baixa 42 e de alta 138 e seja feliz com sua moto bem carburada pra trilha e motocross
aceleredor rapido é pra moto 2t aki ninguem usa isso em moto 4t nao o acelerador só garra e nunca funciona direito e se acelerador rapido fosse bom kxf rmz yzf tudo vinha com eles

o negocio é acelerador com 2 cabos e o normal é o melhor deles vc nao vai sair perdendo na pista nao pode ficar tranquilo nem tem tanta serventia esse acelerador

qualquer duvida ai vc me fala que te esclareço

grande abraço

tarcisiosantos
, em 25 / 06 /2010, 19:48:46


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fiz na minha com glicleur de baixa origina mesmo, porém coloquei um twin air e um aplificador ibooster, troquei o pinhao para 14 pq é mais barato que a coroa... cruz credo! quem não sentiu diferença tem coisa errada mesmo na regulagem de ar. Esse negocio de excesso no pistão é falha no ajuste de ar e não tem a ver com o 145. Por outro lado ficou beberrona, numa trilha punk que fiz só na alta, a minha moto acabou a gasola com 100kms e a de um amigo nem reserva pegou, calculei grosseiramente uns 13~14 km/l, acho muito ruim esse consumo e estou ajustando pouco a pouco para conseguir melhoras. Puta sacanagem a redução do tanque que fizeram a partir de 08, mas vou continuar assim mesmo pq é muita pressão que deu acho que o torque ficou bom pq abri só 2,8cms no cano!

CHAPINOTI
, em 21 / 07 /2010, 14:48:10


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Dae galera...

Alguem mencionou acima sobre o cdi da titan (acho que foi o macrap), hoje comprei e coloquei porem nao funcionou, nao liga ... estou fazendo errado ou isso nao funciona mesmo?

Estou pensando agora no cdi BBR, acho que vai me dar o resultado esperado e que tantos mencionaram o bom resultado

Abraco e boas trilhas.

Mauricinho
, em 06 / 09 /2010, 21:16:45


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RAPAZ VC E CARA VOU VAZER ISSO MESMO E TENHO CERTEZA Q VAI FICAR UM JATO


LUISFERNANDO
, em 08 / 09 /2010, 18:18:37


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Mauricinho, tem que ser o da ""CDI da Titan 125 92/99"" , pode ser da servitec mesmo. Se não funcionou pode ser que o CDI comprado não foi este, ou o que vc comprou esta com problemas. Verifica pois vale a pena.
Abs

macrap
, em 30 / 09 /2010, 18:16:51


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galera eu cortei toda aquela talinha que tem dentro do escapamento e ela ficou com barulho de inportada ,e ficou mais solta .

dilagpi
, em 03 / 10 /2010, 10:17:22


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Cara fiz ontem na minha moto....
Montei o carburador, coloquei os giclês ... até aí tudo bem...
aí fui na ponteira retirar o tubo para cortar..
minha surpresa é que minha moto não tem esse tubo , aí eu pensei já que ja fiz o carburador vamos montar pra lá...
quando montei a moto, virou outra coisa!
cara a carburação ficou ótima, a moto não afoga , você pode acelerar 3/4 do acelerador que ela aceita a aceleração, está um foguete.Só que vou ter que colocaar um CDi,está cortando giro muito rápido..... Gastei exatamente R$30,00 para fazer a alteração.

A moto para puxar de uma roda está ótima, tem retomada.
HOJE VOU TESTÀ-LA

Abrax

matheusboroni
, em 16 / 10 /2010, 08:17:29


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Boa tarde, gostaria de saber o que acontece se o diametro do silendciador ficar com o furo com mais de 30 mm?


#14
, em 15 / 11 /2010, 12:26:01


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Não acontece nada se cortar a tela. Pelo menos em termos de performance. Não tem jeito de cortar com mais de 3 cm de diâmetro, pois este é o máximo.

lumabra
, em 16 / 11 /2010, 22:30:04


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estou com díuvidas no escapamento...

aquele tubo interno tera que ser cortado apenas aquela ponto dele?

desmontei o da minha moto e tentei entender onde deveria cortar.

gostaria de algumas dicas e fotos se pudessem postar....


grande abraço...

Guidolini.

Guidolini
, em 23 / 11 /2010, 11:23:36


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Olá,
eu cortei o silencioso do escape inteiro deichei no na parte cromada, o ronco ficou bom em alta ela da uma asuviada q lembra a importada a unica desvantagem é que quando voce tira a mao do acelerador a moto da aquela engolida de ronco que toda 23o tem mais fora isso o ronco fica muito mais grave e o desempenho da moto muda ums 7 % a mais
Abrass... Rodrigo P.

Rodrigo26
, em 26 / 11 /2010, 12:21:25


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Ai galera! fiz as alterações e mais um detalhe: troquei o CDI, a moto ta show de bola! ta bem mais elástica! desenvolve bem as marchas e não perdeu a força de antes! muito bom! mas tem que ser feito com as peças e do jeitinho que o lumabra indicou ai galera! boa sorte!
Agradecimentos ao Romulo Alves tbm! hehehehehehe!

neyrafael
, em 03 / 12 /2010, 16:48:24


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LUMABRA, você está por aí ??? Precisava saber do corte da ponteira, como é que você fez ...

BETO CARIMBO
, em 30 / 12 /2010, 16:51:54


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e aí alguém já cortou a ponteira original???

BETO CARIMBO
, em 03 / 01 /2011, 08:18:19


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Beto fiz bem como está no tutorial, melhorou um pouco porém eu senti mais diferença quando troquei por uma PT.

xykovoador
, em 03 / 01 /2011, 21:34:35


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ah, a minha PT é a V-PRÓ

xykovoador
, em 03 / 01 /2011, 21:36:21


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cortada também


xykovoador
, em 03 / 01 /2011, 21:36:54


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neste tutorial fala em cortar somente a ponta do "miolo", e o Lumabra aqui mesmo diz que cortou parte da ponteira. Então queria saber qual ficou melhor??

BETO CARIMBO
, em 04 / 01 /2011, 09:23:19


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eu cortei somente a ponta como diz no tutorial.

xykovoador
, em 04 / 01 /2011, 19:24:58


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ei galera to qrendo por pinhao 14 (coroa original) mas nao vou perder um pouco d força nas marchas???e a ponteira cortada da pressao mesmo?? valeeeeu....

tiger
, em 07 / 01 /2011, 10:29:30


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e ai galera sou de campinas e ando em sousas e joaquim egideo, tirei o gicles originais e levei aos irmãos cabeça (mecanicos de muitos ralys dos sertões) contei a eles sobre o crf230.com.br pedi para abrir os gicles p/ 45 e 145 e um dos imãos abriu na hora uns cinco minutos e nem cobrou nada montei, não precisou regular o ar ficou tinindo cortei o silencioso 30 mm e tambem a ponteira 8 cm e fui andar a motinha virou o cão, quem fez e não sentiu isso não conhece nada de moto detalhe relação original moto zero 2011 fiz isso depois de tres trilhas agadecimentos ao lumabra valeu

Baby
, em 23 / 01 /2011, 14:44:09


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Fala Galera fui no mecanico agora, fiz a troca dos gigueles, corte do silencioso igual ao topico ai fi la e perguntei a ele como ficou, ele me disse q teve uma melhora consideravel pelo preço investido.
Fui eu msm tirar minhas conclusoes sai acelerando e realmente q folego so q ai achei um defeito, o CDI. Troquei pelo da cg 99, ele vai colocar agora a tarde.
Amanha e o teste de fogo trilha as 13:00, assim q voltar passo pra vcs a minha impresão.
Luciano ( lumabra )vlw pelas dicas e pela disponibilidade de sanar minhas duvidas msm depois de tanto tempo do post.
Abraço galera.

rennedias
, em 25 / 03 /2011, 11:33:14


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Fala ae galera da lama blz//?
bom fiz esse esquema aew do gigle na minha moto
ah moto ficou um foguete ate eu me surpreendi com ela!!Mais lembrando q o meu mecanico falow q ñ sao todas as motos q aceitam o gigle de 45 eo 145 ñ algumas dao certo outras já ñ na dele ñ deu certo teve q volta com o original as motocas q der certo eh só enrrosca o cabo eh boa sorte!!

Alan#7
, em 08 / 05 /2011, 11:25:55


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Numa boa highlander, vc fala q esse motor naum dá pra genhar muita potencia me desculpe...mas vc desconhece preparação de motores. to enviando um tutorial de como se faz um cabeçote


trocatapa
, em 08 / 06 /2011, 18:22:47


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Ae galera, fiz as alterações propostas no escape e no carburador da minha moto e para complementar mandei aliviar o peso do magneto, ficou excelente. Com resposta muito mais rápida e uma retomada excelente...
Um abraço a todos

robsoncwb
, em 27 / 06 /2011, 16:21:51


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Lumabra, valeu demais pela dica minha moto ficou outra melhorou muito!!!

augusto.gibert
, em 05 / 07 /2011, 13:51:30


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desde Barcelona, Spanha,muchas gracias para Lumabra,segui sus consejos e hice las modificaciones y la moto "va de puta madre"como decimos aqui...parece otra,sin perder ni una de sus ventajas...saludos,,

luislemateur
, em 26 / 07 /2011, 17:28:25


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Galera,estou a mais de 2 horas lendo o post e ouvindo GALINHA PINTADINHA com meu filhinho,mais de 80% dos leitores aprovam essa ideia!!!

kfubira
, em 05 / 09 /2011, 15:48:13


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Tiger, com relação a relação da 230, vai depender muito do tipo de trilha que cada um faz. Na minha região as trilhas são em uma serra, peso 93 kg, logo a 2 marcha fica sem força em quase todos os morros que são um pouco mais fortes. Troquei o pinhão para 12 dentes, a 2 marcha ficou perfeita para subir a maioria dos morros. Mas nada é perfeito, a 1 marcha fica muito reduzida e quando a 2 marcha não aguenta usar a 1 fica um pouco mais dificil, além disso a final também fica ruim, mas como velocidade final só se tem em estrada e estrada não é meu foco...não penso em voltar o pinhão de 14 dentes, a não ser que eu perca muito peso...
Com isso, acabo subindo alguns morros que antes eu não subia....

jonathannery
, em 26 / 10 /2011, 09:30:30


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Ola pessoal, comprei a CRF 230 a pouco tempo, o motor estava aberto, o pistao estava quebrado com o dono anterior, segundo o mecanico que montou foi devido ao CDI BBR sem cortes, vcs que utilizam poderia me confirmar isso? ele montou o motor e n me deu garantia, o motor depois de aquecido grilava, ele disse q somente se eu colocasse o CDI original iria mexer, vi aqui no site algumas regulagens de carbura e troquei os gicles, coloquei o da SAHARA 350 152 / 48, o motor parou de grilar ficou um foguete, porem só anda em alta em baixa parece motor com comando"bravo". acessorios da motoca:
- CDI BBR
- ESCAPE E CURVA BRC
- AMPLIFICADOR DE CENTELHA
- OS GICLES ( AGORA)
- PISTAO THD 240.
gostaria de uma ajudinha, obrigado pelo espaço.

clemente
, em 30 / 10 /2011, 11:20:25


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qual é o melhor gicle em alta e em baixa? quanto fica no total na troca dos dois? PS: faço motocross

Lukiinhas
, em 08 / 11 /2011, 21:27:38


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aqui em floripa, eu pagei 30rs cada a moto ficou scholll,


ostranca
, em 15 / 11 /2011, 11:43:19


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coloquei cdi bbr,troquei gicles pelos indicados e cortei a descarga.Nao deu para testar ainda mas parece que ficou muito bom.barulhao...

RODRIGOo
, em 21 / 11 /2011, 13:53:57


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fiz as alteracoes na minha, segui a risca ficou exelente a dica e de mestre valeu

Gilberto
, em 14 / 01 /2012, 20:32:48


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faça tudo q ele falow só naum cortem a ponteira original naum...tinha trocado o gicleurs ela ja tinha o cdi ai fui inventa de corta a ponteira ficoo uma merda com barulho de moto veia,ai tive q troca o escape aproveitei e puiz um dore,mais o resto fiko show!!!

Henrique 45
, em 11 / 02 /2012, 00:18:00


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Quem pode me ajudar? Mandei a minha crf 230 na honda limpar carburador e regular valvulas, quando fui na trilha ela começou a cortar( morria, só pegava com o afogador puchado) na subidas muito ingrime ou em decidas, na segunda levai novamente e o mecânico disse que não mecheu na regulagem do carburador, ele abriu novamente e não achou nada, e agora quando acelero rápido ele "engasga" será que pode ser o ar muito aberto ou fechado? Ela está com gicles originais .......

neury
, em 26 / 03 /2012, 20:28:18


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mas moto nao bebe mais


tommy
, em 08 / 05 /2012, 17:15:41


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Kra fiz tudo certinho e a moto ficou muito boa, tenho 120Kg e sem as alterações tava até desanimado, a moto não desenvolvia, agora é outra vida. Parabéns pela ideia.

Ursopolar
, em 20 / 08 /2012, 05:59:25


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Ótima essa idéia do Lumabra !!!
Fiz na minha moto, gastei R$ 65,00 e ficou muuuuito melhor!!
Ganhou na baixa e na alta, a moto melhora muito em trilhas travadas e em trilhas de alta também.
Parabéns ao Lumabra pela idéia !!

Fabinho 80
, em 27 / 09 /2012, 11:17:30


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comprei tudo pra fazer a alteração mas pelo que vi o silenciador também serve pra evitar que entre sujeira pelo escapamento. Quando o corte de 30mm é feito deixa caminho livre. Alguém teve problemas?

marcelht
, em 08 / 10 /2012, 17:59:00


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MUITO BOM, vale ler tudo...

Enio Biela
, em 10 / 10 /2012, 19:56:20


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Galera na boa, muito bom , recomendo a todos a moto ficou muito brava, parabens ao Lumabra !!!

Gustavo_Gordin
, em 30 / 11 /2012, 13:25:16


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Pessoal.... fiz exatamente a adaptação na minha.. porém no cano o bocal ficou de 26mm.. acbaei não trocando a relação pq não tinha em casa ainda... mas ficou muito bom mesmo... 1,2 3 marcha de pé!! legal.. valew pela dica...

Bassan
, em 18 / 04 /2013, 15:42:01


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Meu gicle marca 50.. ta certo isso? será que ja foi fuçada?

HermanW
, em 01 / 05 /2013, 10:20:53


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Troquei os 2 gicles conforme indicado, ainda não andei mas a moto não está falhando ao acelerar. O que me Surpreendeu foi que um era de 50, como havia dito anteriormente e o outro indicava 160. Não sei se minha moto era mais forte que a dos outros pois nunca comparei. Vou testa-la agora e em seguida posto as impressões. Abraços!

HermanW
, em 01 / 05 /2013, 10:48:28


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lumabra, vc fez mudou o filtro de ar ou fez alguma alteração na entrada junto com essa modificação? Ou fica 100% com filtro original? Valeu por compartilhar o tutorial!

Sacaroia
, em 05 / 06 /2013, 20:31:26


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Seguinte já tive 4 crf,s e nas 4 tentei preparações diferente, a dica que dou é a seguinte, esqueçam os gicles, acredito que a chance das motocas ficarem gordas é muito maior do que sentir falta, lembrando que mais combustível nao é sinônimo de potência. Já que a idéia é GASTAR POUCO, façam o corte no silencioso do escap como indicado acima e substituam o cdi original pelo da magnetron pra xr 200, nx 200, estrada 200 e etc. ele é menor e precisa ser fixado com ajuda de um amarra gato (custa entre R$ 25,00 e 40,00 reais), ele so ira avançar o corte ao invés de nao limitar como alguns fazem que na minha opinião é muito perigoso. Acredito ser a maneira mais facil de sentir diferença na motoca sem gastar quase nada e fazendo você mesmo!

hvieiraneto
, em 23 / 06 /2013, 12:05:38


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Alguem tem alguma dica mais atualizada ?

DuRoma
, em 29 / 07 /2013, 21:33:50


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essas dicas servem para todas as crfs???? ate 2013???

michelsrh1
, em 01 / 08 /2013, 19:55:42


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Olá pessoal! Realmente essa preparação simples e barata que é descrita, transforma sua CRF230 em outra. Vale salientar que há necessidade de regulagem do parafuso do ar e da marcha lenta. Outra Dica: além dessa preparação, eu tbm troquei o CDI original por um de competição da Servitec sem limitador de giros, a espuma do filtro de ar por uma da Twin Air, a vela por uma de Iridium da NGK e coloquei cabo I-booster para aumento da faísca. Não tem nem comparação com uma CRF original, muda 200% pra melhor a motoca...Estão de parabéns pela idéia inicial...
Abraço a todos.

Dentista
, em 17 / 08 /2013, 10:03:17


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tdo bem! so pra complementar esse assunto extenso visto é que o assunto seria abrir o escape, se melhora acredito que sim, aumentar a giclagem ? depende, pois se a moto jha estiver "gorda" vai piorar ao inves de melhorar, se quiser um upgrade bom sem gastar muito primeiro passo um escape proprio powercore , ou forcecam mesmo 650 reais , um pistão taxado( pode ser a mesma medida std original) usar combustivel podium, e trocar o guidom, a moto será outra. se eu fosse gerente de uma concecionaria faria por conta propria esta atualizaão e cobraria o valor a vista da diferenca, com certeza seria a moto bem mais vendida, comparando com a original, visto que não tem garantia mesmo segundo fui informado!

guilhermeweber
, em 17 / 08 /2014, 10:56:19


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Ai galera cortei o silencioso da minha, a moto ficou show. Nao precisou mexer em nada, a moto nao deu falta e ganhou tork, onde eu entrava de terceira com cabo torcido e acabava de subir com a moto quase morrendo agora subiu de terceira com meio acelerador sobrando força. Fkei muito satisfeito. Fiz ate um video de como cortei: https://m.youtube.com/watch?feature=youtu.bev=d1MbjlB3o0s

Ronecebolinha
, em 19 / 07 /2015, 15:35:02


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E ai galera, hoje fiz todas as mudanças do tutorial e....
RECOMENDO MUITO!!!!!!
A moto ficou TOP!

JoaquimNeto
, em 25 / 10 /2015, 21:08:07


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Bom dia Pessoal!
Esta semana dei um up na minha piriguete, seguindo algumas dicas daqui... mas não creio que todas sejam necessárias (com todo respeito ao pessoal do fórum!)
Instalei uma coroa 51 da edgers. Resultado: moto ficou MUITO mais forte na segunda e terceira marcha (as que mais uso pra subir morros aqui no Tocantins, onde temos trilhas travadissimas, e morros altos com muitas pedras). Então a coroa de 50 dentes orginal dela pode ser deixada sem problemas. Troquei a minha pois compreia moto e ela estava com coroa 45!
A suspensão dianteira fiz a preparação que tem aqui no tópico do faça você mesmo. Ficou nota 100! Suspensão firme e copiando os defeitos do terreno quase 100%... gastei 20 reais comprando as molas do cabeçote de fusca!
E o comando de válvulas que instalei foi o BBR. Comando é show. Comando pode ser adquirido barato na Rapozão Racing em Goiânia. Paguei R$ 170,00 = R$ 40,00 pra instalar e regular as válvulas corretamente.
A MOTO VIROU OUTRA! Mais forte, mais firme e mais confortável pra se pilotar!
Próximo passo vai ser colocar uma válvula na suspensão traseira, pra melhorar o retorno dela, e é só isso! Não vale a pena alterar muito a CRF original, pois pode acarretar mais manutenções pro dono no futuro... Lembrando que a CRF já é uma ótima moto para trilhar original do jeito que ela vem.
Muitas das dicas aqui são top, mas nem todo mundo dá conta de seguir mesmo com as fotos! Além do medo que o povo tem de fazer algo errado e ter que desembolsar grana com mão de obra pra consertar os erros...
O que rola mesmo é economizar um pouco e ir ajeitando a moto devagar.
Valeu ai pessoal do fórum pelas dicas que aproveitei! Abraço!

jeanpalmas
, em 04 / 01 /2016, 11:39:28


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qual o preço do gicle?

Vini T.
, em 20 / 04 /2017, 00:17:23


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Bom dia trilheiros,

vim aqui deixar meu testemunho quanto as mudança que fiz em minha CRF.
Antes de mais nada, quero dizer que comecei a fazer trilho numa XTZ 125 original. Com pouco tampo, não satisfeito com a potencia da moto, troquei por uma tornado com motor de 300cc. Excelente moto com um motorzão do caramba mas, um peso absurdo. Cansava muito rápido. Enfim, passei apenas 4 meses com a moto. Comprei a CRF que, original, já é uma moto fantástica. Contudo, sempre ficamos insatisfeitos e queremos mais e mais.

Enfim, mudei os seguintes itens que mudaram as características da moto:
- Preparação da descarga original: liberou o fluxo de ar deixando a moto mais solta
- Giclês de 35 e 145: aumentaram mais a potencia em todas as faixas de giro
- CDI da titan 99: deixou a moto mais flexivel e agressiva em todos os giros
- Vela e Iridium e cabo de vela Ibooster: a queima melhorou sem dar falta e melhorou o torque.

Enfim, dentre todas as preparações, a melhor foi abrir a descarga e trocar os giclês. A diferença é notável e vale muito a pena.

Não julguei necessária a troca de coroa ou peão porque temos algumas trilhas travador por aqui.

Recomendo todas essas preparações. Cada uma delas melhora um aspecto no funcionamento da moto. Próximo passo é a preparação da suspensão.

Trilheiro88
, em 30 / 05 /2017, 12:23:48


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Pessoal, bom dia

Fiz hoje a modificação dos gicles e cortei a descarga conforme a recomendação. Não troquei pinhão/coroa porque tenho que fazer alguns testes nas trilhas da minha região.
As primeiras impressões foram muito satisfatórias, a crf melhorou muito. Ela está respondendo muito mais rápido e o torque melhorou em todas as rotações.
Antes da modificação eu somente conseguia empinar a moto sem usar a embreagem de primeira e segunda marcha, agora ela está empinando de terceira sem fazer muita força.
Os efeitos desta modificação foram tão notórios que eu estou até confundindo em qual marcha que a moto está (a quarta está com a mesma força da terceira antes da modificação e a terceira está parecida com a segunda de antes)
Muito bom, recomendo fortemente as alterações.

RafaelSouza1
, em 07 / 07 /2017, 12:50:12


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